Na última quarta-feira (18), o Fluminense venceu o Atlético-MG por 1 a 0 no Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores. O gol da partida foi marcado aos 41 minutos do segundo tempo, após uma excelente jogada ofensiva do Fluminense, com um cruzamento de Keno que resultou em uma cabeçada precisa de Lima.
Postura defensiva do Atlético-MG gera estranheza
O que chamou a atenção de torcedores e comentaristas foi a postura defensiva adotada pelo Atlético Mineiro durante toda a partida. O jornalista e apresentador Carlos Eduardo Lino, do programa Seleção SporTV, afirmou que o Galo tentou repetir a estratégia que utilizou contra o São Paulo na Copa do Brasil, mas, na sua visão, foi “arriscar demais” contra o time forte do Fluminense:
“Eu entendo olhar para o confronto contra o São Paulo e tentar reproduzir contra o Fluminense. Ok, faz algum sentido. Mas não no jogo de ida. No jogo da ida, o gol que o Fluminense fez, o Lucas (Moura, do São Paulo) perdeu. E o Atlético poderia ter sofrido do mesmo mal. Ele tentou recortar e colar o jogo fora de casa, no Morumbi. Eu acho que é arriscar demais”, comentou Lino.
Carlos Eduardo Lino também destacou que o Atlético-MG possui jogadores com características ofensivas e que a equipe poderia ter se arriscado mais no ataque. O comentarista citou nomes como Paulinho, Hulk e Scarpa, criticando a postura excessivamente defensiva do time em campo:
“Estrategicamente, era para o Atlético se defender, mas se você tem Paulinho, Hulk, Scarpa… O Atlético poderia ter jogado mais. Por isso voltou diferente no segundo tempo. A ideia original era se defender, mas não podia jogar tão pouco. O que o Atlético jogou no primeiro tempo, o jogo simplesmente não acontecia”, criticou Lino.
Próximos desafios do Atlético-MG
Após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, o Atlético-MG terá que vencer o tricolor carioca por dois gols de diferença no jogo de volta, na próxima quarta-feira (25), na Arena MRV, para garantir vaga na semifinal da Libertadores. Se vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.
Antes, porém, o Galo foca suas atenções no Campeonato Brasileiro. O Atlético enfrenta o Bragantino no próximo domingo (22), na Arena MRV, às 16h, pela 27ª rodada do Brasileirão.