Grêmio vai ao STJD contra o Flamengo

Bandeira do Grêmio (Foto: Reprodução/Grêmio)

Neste domingo (22), o Flamengo foi derrotado pelo Grêmio por 3 a 2, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, que utilizou um time completamente reserva, contou com uma boa atuação de seus jogadores do sub-20, enquanto o Grêmio foi eficiente nas chances que criou, garantindo a vitória.

Expulsão de Carlinhos e polêmica racial

Um dos momentos mais marcantes da partida foi a expulsão de Carlinhos, do Flamengo, aos 12 minutos do segundo tempo, após acertar o rosto do zagueiro gremista Kannemann.

A situação, no entanto, ficou mais grave quando Carlinhos, ao deixar o campo, alegou ter sido vítima de injúrias raciais por parte de torcedores do Grêmio que o chamaram de “macaquinho”. A acusação gerou indignação por parte do Flamengo, que emitiu uma nota oficial cobrando providências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em comunicado, o clube carioca destacou o ocorrido:

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso. O jogador relatou ter escutado imitações de macaco e, em vídeo de uma matéria do veículo ‘Lance!’, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra ‘macaquinho’. O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF.”

Resposta do Grêmio e defesa dos torcedores

Por outro lado, nas redes sociais, torcedores do Grêmio afirmam que o que foi dito no estádio foi “tá bravinho” e não “macaquinho”. A divergência entre as versões dos fatos levou o caso para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde novos capítulos deverão ocorrer em breve.

Ações no STJD

O Grêmio, além de ter sido acusado por injúrias raciais, também pretende acionar o STJD. O clube quer que sejam tomadas medidas em relação à agressão de Carlinhos em Kannemann, alegando que o lance foi de grande gravidade e merecia uma punição mais severa.