Eliminação e pressão mais forte
Na noite da última quinta-feira (26), o Flamengo deu adeus à Copa Libertadores da América, ao ser eliminado da maior competição de clubes da América do Sul, nas quartas de final.
A matemática era simples: bastava vencer o Peñarol por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis. Porém, a equipe ficou no empate, no Estádio Campeón de Siglo, no Uruguai. Já que tinha perdido o jogo de ida, em pleno Maracanã, por 1 a 0, a classificação não veio.
Pensando na importância do jogo, sendo o grande confronto da temporada para o Mengão, o rendimento foi decepcionante. Após a ida do time de Diego Aguirre às semifinais, a pressão para uma demissão de Tite aumentou ainda mais.
O treinador que comandou a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar, não consegue fazer o time jogar, mesmo com o elenco considerado o mais forte do Brasil e vem sendo extremamente criticado.
Torcida quer demissão
A grande maioria dos adeptos flamenguistas vem fazendo apelos para o presidente Rodolfo Landim trocar o comando técnico da equipe. A opinião é que Tite vem cometendo erros graves antes e durante os jogos do Flamengo e que não assume seus equívocos depois.
"Eu prometi que a gente ia fazer gol ou projetei? Eu projetei! Estão me cobrando e têm todo direito, mas eu não prometi gol. Eu não sou futurista. Tínhamos que colocar isso, criar e fazer gol, mas promessa não foi." 🎙️ Tite, após Peñarol 0x0 Flamengo. 📸 Raisa Simplício
— Planeta do Futebol 🌎 (@planetadofutebol.bsky.social) September 26, 2024 at 9:45 PM
[image or embed]
Inclusive, em enquete realizada entre os torcedores, 82,5% dos votantes apontaram que o treinador tem que ser demitido do cargo. Em contrapartida, 17,5% dos que responderam a pesquisa, acreditam que ele deve ser mantido.
Tite tem contrato até o fim de 2024 e já é certo que ele não continua no ano que vem. Porém, com o rendimento baixo e os resultados abaixo do inesperado, uma demissão pode acontecer.
Começa a balançar
Dificilmente ele será demitido nos próximos dias, mas em caso de insucesso na semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, um desligamento pode sim acontecer para que outro técnico assuma até o fim do ano.
Rodolfo Landim está dividido, sabendo que uma decisão sua pode influenciar para o bem ou para o mal em uma eleição de Rodrigo Dunshee. Isso porque uma mudança de treinador poderia prejudicar sua campanha. Em contrapartida, caso o Fla não conquiste um título de expressão, o mesmo poderia acontecer.