Atlético-MG vai em busca de um feito raro no futebol brasileiro

Arena MRV, estádio do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Atlético)

Nesta segunda-feira (30), o Atlético-MG iniciou sua preparação para a semifinal da Copa do Brasil. O Galo enfrenta o Vasco na quarta-feira (2), às 19h15, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo jogo de ida da competição. A equipe comandada por Felipão busca repetir um feito raro no futebol brasileiro: disputar as finais da Copa do Brasil e da Libertadores na mesma temporada.

Até o momento, apenas três clubes conseguiram alcançar as decisões das duas competições em um mesmo ano: Grêmio, Palmeiras e Flamengo. O Atlético sonha em se juntar a esse seleto grupo e, para isso, precisa superar os desafios tanto no torneio nacional quanto na Libertadores, onde já está na semifinal contra o Internacional.

O Grêmio foi o primeiro a realizar esse feito em 1995. Naquela temporada, o time gaúcho chegou à final da Copa do Brasil, mas acabou derrotado pelo Corinthians. Contudo, se redimiu ao conquistar a Libertadores, vencendo o Atlético Nacional, da Colômbia, na grande decisão.

Em 2020, o Palmeiras conseguiu um feito histórico, conquistando os dois títulos. Devido à pandemia de Covid-19, a temporada só foi concluída em 2021. Em janeiro, o Verdão venceu o Santos na final da Libertadores, e, em março, derrotou o Grêmio para levantar a taça da Copa do Brasil.

Já em 2022, o Flamengo foi finalista e vencedor das duas competições. Em outubro, o Rubro-Negro superou o Corinthians na final da Copa do Brasil, e, dias depois, derrotou o Athletico-PR para conquistar a Libertadores, consolidando-se como uma das grandes forças do futebol brasileiro.

Entre 2001 e 2012, um fator complicava ainda mais essa conquista. Durante esse período, os times que disputavam a Libertadores não participavam da Copa do Brasil, por questões de calendário. Com a mudança nas regras, a possibilidade de disputar as duas competições aumentou, mas o feito segue sendo raro.

Agora, o Atlético-MG busca escrever seu nome na história e chegar às duas finais. O primeiro desafio é o Vasco, pela Copa do Brasil, onde o Galo espera abrir vantagem em casa rumo à decisão do torneio.