Veja jogadores que abandonaram a aposentadoria e decidiram voltar a jogar

Futebol e dinheiro (Imagem: Editoria de arte/Gávea News/Henrique Machado)

O famoso pendurar as chuteiras

Sem dúvida nenhuma, a aposentadoria é um momento muito difícil para todo jogador de futebol, que acaba vendo seu ciclo no futebol chegando ao final, após ponderar muito.

Porém, tem atletas que voltam atrás. Por exemplo, nesta semana o Barcelona, da Espanha, anunciou a contratação do goleiro Wojciech Szczesny, ex-Juventus, que chega ao clube um mês após anunciar sua aposentadoria. Ele optou por tentar esse novo desafio em sua carreira.

Szczęsny is culer! 💙❤️ Benvingut! 🫶

[image or embed]

— FC Barcelona 🇧🇷 (@fcbarcelonabr.bsky.social) October 2, 2024 at 9:59 AM

Entretanto, para quem acha que ele é o primeiro a fazer isso, se engana. Com certeza, o polonês não será o último também. Confira agora alguns jogadores que tiraram as chuteiras do armários e optaram por voltar ao futebol após se despedir.

Arjen Robben

O holandês encantou o mundo do futebol, se destacando por Real Madrid, Chelsea, Bayern de Munique e Seleção Holandesa. Atuando pelos alemães, ele optou por dar adeus ao futebol ao fim da temporada 2018/19.

No entanto, um ano depois ele optou por firmar contratado com o Groningen, primeiro clube de sua carreira, e fez apenas sete partidas em seu retorno. Em 2021, anunciou seu adeus definitivo.

Roberto Carlos

Após atuar pelo Corinthians, entre 2010 e 2011, o histórico lateral-esquerdo da Seleção Brasileira foi atuar pelo Anzhi, da Rússia, e optou por se aposentar em 2012. No entanto, em 2015, ele aceitou a empreitada de ser jogador e treinador do Delhi Dynamos, da Índia. Foram apenas três partidas!

Paul Scholes

Aqui o primeiro caso de jogador que voltou a atuar pelo mesmo clube que se aposentou. Ídolo do Manchester United, Scholes decidiu pendurar as chuteiras após o final da temporada 2010/11. Porém, ele foi chamado pelo histórico treinador Alex Ferguson a voltar ao Red Devil e não conseguiu negar, voltando em janeiro de 2012.

Ele acabou se despedindo de vez em junho de 2013, após a saída do treinador do Manchester United.

Rivaldo

O eterno Pentacampeão Mundial com a Seleção Brasileira em 2002, se despediu dos gramados em 2014, atuando pelo Mogi Mirim, time que o revelou para o futebol. Porém, em 2015 voltou a atuar pela equipe, em que presidiu, atuando junto com seu filho, Rivaldinho. Se despediu dos gramados de vez dois meses depois.

Maradona

Dieguito também é mais um que retornou aos gramados. Ele anunciou sua aposentadoria jogando pelo Boca Juniors, seu time de coração, em 1996. No entanto, voltou em 1997 para realizar uma última partida pelo Xeneize.

Pelé

O maior de todos os tempos também seguiu essa sina! O Rei pendurou as chuteiras pelo Santos, em 1974, mas topou o desafio de jogar pelo Cosmos, dos Estados Unidos, no ano seguinte. Ele acabou revolucionando o futebol norte-americano e se despediu dos gramados de vez em 1977.

Bom dia a todos! Em 1/9/1977, Pelé encerrou sua carreira em uma partida de exibição entre New York Cosmos e Santos. A partida aconteceu na presença de mais de 75 mil espectadores, incluindo o então presidente americano Jimmy Carter e Muhammad Ali.

[image or embed]

— Claudia Costin (@claudiacostin.bsky.social) October 1, 2024 at 5:26 AM

Romário

Talvez o exemplo mais recente seja do Baixinho! Ele havia se aposentado no Vasco, em 2007, após completar mil gols em sua carreira, mas dois anos depois, ele voltou a atuar pelo América-RJ. Em 2024, aos 58 anos, ele novamente anunciou seu retorno, mas até agora não entrou em campo em partidas oficiais.