Em decisão unânime, o STJD liberou o Thiago Carpini, técnico do Vitória, para comandar a equipe no confronto contra o Atlético-MG, neste sábado (5), pela 29ª rodada do Brasileirão. O treinador havia sido expulso no clássico Ba-Vi e julgado nessa quinta-feira (3), mas a decisão permite que ele esteja à beira do campo na Arena MRV. A decisão traz alívio para o Leão, que briga contra o rebaixamento.
- Alan Franco, Eduardo Vargas, Everson, Guilherme Arana, Hulk, Igor Rabello, Matheus Mendes, Mariano, Rubens e Zaracho: os jogadores que estão há mais tempo no Atlético-MG
- A declaração de Paulinho após vitória do Atlético-MG
Carpini conseguiu a absolvição
O caso de Carpini foi analisado pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que entendeu que sua postura durante o Ba-Vi não justificava a suspensão. Sendo assim, o técnico foi absolvido por unanimidade, inclusive com a Procuradoria pedindo a mesma decisão.
Vale destacar que o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê punição de uma a seis partidas para condutas contrárias à ética esportiva, mas, neste caso, prevaleceu a absolvição.
O que aconteceu no Ba-Vi?
Carpini foi expulso aos sete minutos do segundo tempo por discutir com a arbitragem do clássico. Segundo a súmula, o árbitro Bráulio da Silva Machado relatou que o técnico deixou sua área técnica e reclamou de forma acintosa. Por isso, foi expulso.
No entanto, Carpini defendeu-se em entrevista coletiva, afirmando que o árbitro agiu de forma tendenciosa e que sua reclamação foi apenas para chamar a atenção do assistente, que estava em melhor posição para julgar o lance.
Vitória e a luta contra o rebaixamento
Com isso, a absolvição de Carpini garante que o treinador esteja no comando do Vitória no importante duelo contra o Atlético. Dessa maneira, o Leão busca se afastar da zona de rebaixamento, onde ocupa a 16ª posição com 28 pontos.
Além disso, o time precisa somar pontos urgentes para evitar a queda à Série B. Cabe ressaltar que o confronto de sábado é crucial para as ambições do time rubro-negro. Desse jeito, a partida contra o Atlético se torna ainda mais decisiva, com o Vitória buscando dar sequência à sua luta pela permanência na Série A.