Nesta terça-feira (15), em uma participação em fórum de clubes europeus, o atual presidente da LALIGA, Javier Tebas, pediu à Fifa que cancele o Mundial de Clubes que acontecerá no ano de 2025.
- A declaração de Pep Guardiola sobre o Mundial de Clubes
- Super Mundial de Clubes 2025: FIFA revela informações inéditas
Pois de acordo com o dirigente, o torneio organizado pela entidade máxima do futebol, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) é “desnecessário”.
Porque essa competição em específico está causando a revolta de muitos clubes e jogadores que estão atuando na Europa.
Para que você entenda, o recado até então foi diretamente direcionado ao mandatário da Fifa, que atualmente é Gianni Infantino.
Confira quais foram as palavras de Javier Tebas:
“(O novo Mundial de Clubes) É desnecessário para os jogadores, para os clubes e para a Fifa. A única coisa que ele faz é desorganizar (o calendário)”, disparou Tebas.
“Senhor presidente da Fifa, o senhor sabe que ainda não vendeu os direitos de transmissão (do Mundial) pelo valor que queria. O senhor sabe que não tem os patrocínios que havia planejado”, ironizou.
“O senhor sabe que o Sindicato dos Jogadores e as ligas não querem esse Mundial. Então, retire esse torneio já”, disse.
Principal motivo do pedido de cancelamento
O presidente da LALIGA ainda aproveitou e soltou uma bomba quando alegou a desorganização e a falta de recursos para o torneio, pois além disso, Tebas supostamente acusou a Fifa de desviar fundos do campeonato.
Data da competição
Até então a competição está marcada para acontecer entre 15 de junho e 13 de julho, com 12 sedes escolhidas e já definidas nos Estados Unidos.
Além disso, até o momento presente, temos três clubes brasileiros que estão oficialmente classificados para o torneio, sendo eles: Palmeiras, Flamengo e Fluminense.
Porém ainda resta uma vaga para os sul-americanos, e quem poderá decidir é o Botafogo ou o Atlético-MG que podem ficar com ela em caso de conquista da CONMEBOL Libertadores deste ano.