A declaração de Zico direcionada a Nicolás De La Cruz

Zico treinando seleção do Japão

Durante entrevista ao canal de Igor Rodrigues, o eterno camisa 10 do Flamengo destacou erros táticos e de planejamento físico que têm prejudicado a equipe em 2024. Segundo o ídolo, a utilização fora de posição e o rodízio adotado pela comissão técnica explicam alguns dos problemas enfrentados na temporada.

Zico fala sobre a contratação de De La Cruz

Para Zico, o meio-campo do Flamengo só funciona bem quando os jogadores estão nas suas funções ideais. Ele ressaltou que Gerson rende melhor como segundo volante e que a chegada de Nicolás De La Cruz trouxe uma sobreposição de funções. 

“O Gerson foi o melhor jogando onde? No meio, como segundo volante. Trouxeram o De La Cruz, que faz a mesma função.”, comentou.

Além disso, Zico criticou o uso de Gerson pelo lado direito, algo que, para ele, compromete a dinâmica do time. “Os caras acham que os jogadores podem jogar em todas as posições. Não é bem assim. Uma coisa é entrar em campo, outra é render”, afirmou. Dessa maneira, o Galinho defende a manutenção de uma estrutura semelhante ao Flamengo de 2019.

Lesões e rodízio

Zico foi direto ao abordar o número elevado de lesões no Flamengo. Na visão do ex-craque, isso indica problemas na preparação física: “Por que tanta contusão? Quando muita gente começa a ter problema muscular, o trabalho está errado ou o jogador não está descansando. Não parece ser o caso de festas.”, declarou o Galinho.

Também, Zico comentou sobre a importância do rodízio de titulares realizado no início da temporada.  “Eu fui treinador, trabalhei com grandes preparadores físicos, a gente se preocupa com essas coisas. Em abril, já tinha jogador sendo poupado.”, disse o ídolo rubro-negro.

Com isso, o Galinho reforça que, para o Flamengo alcançar sucesso, é essencial priorizar cada jogo e manter a estrutura tática que sempre deu certo. “Tem que jogar para vencer agora”, concluiu Zico.