Filipe Luís explica susbtituição de Gabigol e estratégia adotada em jogo contra o Corinthians

Filipe Luís como técnico do Flamengo em 2024 (Foto: Gilvan de Souza e Marcelo Cortes / CRF)

O Flamengo enfrentou o Corinthians neste domingo (20), mas não saiu do 0 a 0, no segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil. O placar deu a classificação para o Mengo, que venceu o primeiro confronto por 1 a 0.

Ao final do duelo, o técnico Filipe Luís concedeu entrevista coletiva e explicou a estratégia adotada para o confronto, principalmente após a expulsão de Bruno Henrique, ainda no primeiro tempo.

A estratégia de Filipe Luís foi tirar Gabigol e colocar Fabrício Bruno em campo, jogando com três zagueiros e uma linha defensiva de cinco. O Flamengo ficou sem atacante, mas o planejamento funcionou.

No meu modelo eu jogo com um 9 qu dá profundidade. O Gabigol tem essa função. O Pedro está machucado, o Carlinhos não pode jogar. Que outro jogador ataca melhor espaço que o Gabriel? Está num momento bom? Não. Mas não vai se recuperar nunca? Não sei. Depende ele -, disse, antes de prosseguir:

Eu não vou falar muito sobre a substituição, mas meu pensamento era proteer a defesa e entregar a bola para o Corinthians. Saber que eles teriam que criar -, explicou.

O Corinthians tinha a bola, mas não chegou com perigo o suficiente. O Flamengo administrou o placar positivo e confiou no contra-ataque, mas como não sofreu gols, se classificou mesmo sem balançar as redes.

Agora, o Mengo vai enfrentar o Atlético-MG na final, que será disputada em dois jogos, previstos para os dias 3 e 10 de novembro. A CBF ainda não confirmou as datas, e os mandos de campo serão definidos por sorteio.

Antes disso, o Flamengo volta a campo no dia 26 de outubro, sábado, para enfrentar o Juventude, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Maracanã, às 26h (horário de Brasília). O Corinthians, por sua vez, enfrenta o Cuiabá, no dia 28 de outubro, segunda-feira, na Arena Pantanal, às 19h (de Brasília).