Presidente não poupou palavras
O presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho, informou que solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a implementação do impedimento semiautomático nas partidas entre o clube mineiro e o Flamengo, na final da Copa do Brasil.
- Declaração de Neto para Marcos Braz, publicação de Arrascaeta e o recado da torcida para Benjamin Back: as últimas notícias do Flamengo
- Arrascaeta, Ayrton Lucas, Bruno Henrique, Gerson, Léo Ortiz, Léo Pereira, Lorran, Luiz Araújo, Pedro e Wesley: os jogadores do Flamengo com mais dribles certos por jogo no Brasileirão
-Vai ser uma grande final e queremos um jogo limpo e não jogos sujos como foi no passado. Estamos encaminhando à CBF um ofício para que ela utilize nessas duas partidas a tecnologia impedimento semiautomático. Ela foi utilizada na Copa do Mundo e é utilizada nas principais ligas europeias, disse o dirigente ao GE.
Sérgio Coelho destacou que os estádios onde acontecerão as finais têm capacidade para receber essa tecnologia. Além disso, ele aproveitou para expressar uma queixa comum entre os torcedores da equipe, que não aceitam as derrotas para o Flamengo e frequentemente colocam a culpa no desempenho da arbitragem.
-Tanto a Arena MRV como o Maracanã têm condições de receber esse equipamento. Insisto em dizer, o jogo tem que ser limpo e não sujo como foi no passado. Até mesmo os flamenguistas que presenciaram a ladroagem na final do Brasileirão de 1980 no Maracanã e no histórico jogo pela Libertadores de 1981, no Serra Dourada, têm vergonha dos fatos, disse o dirigente.
Em 2022, o Atlético enfrentou o Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, realizado em casa, a equipe mineira venceu por 2 a 1, com um gol marcado por Lázaro para o Mengão. Contudo, no segundo duelo, conhecido como o famoso jogo do inferno, o time carioca dominou e venceu por 2 a 0 com uma grande atuação de Arrascaeta.
Entenda o que é impedimento semiautomático
A tecnologia de impedimento semiautomático utiliza um sistema avançado de câmeras e sinais instalados em várias áreas do campo e na bola, com o objetivo de identificar com precisão se um jogador está em posição irregular. O termo semiautomático refere-se à maneira como essa ferramenta é aplicada durante os jogos.
Neste, é apresentada uma recriação em 3D aos árbitros para que haja uma decisão sobre o lance. Portanto, ele não impõe, mas contribui para que os encarregados da arbitragem realizem a melhor avaliação possível.
O sistema ganhou popularidade na última Copa do Mundo, realizada em 2022, e também foi empregado na Liga dos Campeões alguns meses antes. A atual temporada da Premier League introduziu o uso de tecnologia.