Ainda a duas semanas de acontecer o Derby Paulista, o confronto entre Corinthians e Palmeiras já chamou a atenção do ex-jogador e agora comentarista Emerson Sheik. Ele foi enfático ao ser questionado do que espera para o jogo da trigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Os rivais paulistas passam por momentos distintos no ano e dentro das competições que disputam. O Corinthians foi recentemente eliminado nas semifinais da Copa do Brasil pelo Flamengo, disputa uma vaga à final da Copa Sul-Americana contra o Racing, da Argentina, e briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Já o Palmeiras caiu para o rubro-negro carioca de forma precoce nas oitavas de final do mata-mata nacional, foi eliminado pelo Botafogo na Copa Libertadores da América, também nas oitavas de final, e disputa a liderança do Brasileirão ponto a ponto com o próprio Glorioso.
O Palmeiras mantém o foco inteiramente na disputa do título brasileiro, por isso fará apenas um jogo até o embate com o maior rival. No sábado (26/10), recebe o Fortaleza pela trigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. Com sessenta pontos na tabela de classificação, o time treinado por Abel Ferreira, tem um ponto a menos que o líder da competição, o Botafogo, e visa se desprender do Laion, que é terceiro colocado, com cinquenta e quatro pontos. Com a folga no calendário, a equipe do Palestra Itália pode se beneficiar, tendo os jogadores mais descansados para o confronto com o arquirrival.
O time do Parque São Jorge, por outro lado, divide atenção em duas competições e terá os enfrentamentos pelas semifinais da Copa Sul-Americana contra o Racing e encara o Cuiabá, fora de casa, no Mato Grosso, tentando sair da zona da degola. O alvinegro tem trinta e dois pontos e é a primeira equipe dentro do Z4, mesmo número de pontos que o Vitória, que é décimo sexto e o último a se salvar, até o momento, da Série B.
Analisando a divisão de prioridades entre os times nas competições, o ex-jogador e agora comentarista Emerson Sheik foi enfático ao dizer qual resultado espera do derby. Ao ser perguntado por Cléber Machado, no Arena SBT, ele cravou um jogo equilibrado, que vai dar “empate”.
As equipes já se enfrentaram duas vezes neste ano. Justamente um empate em 2 a 2, pelo Campeonato Paulista, enquanto que no primeiro turno do Brasileirão, o Palmeiras venceu por 2 a 0, com gols de Fabinho e Vitor Reis. No histórico do confronto, 335 partidas foram disputadas com 122 vitórias do alviverde, 112 do alvinegro e 101 empates.