Focado inteiramente no Campeonato Brasileiro após a eliminação para o Atlético-MG, na Copa do Brasil, o Vasco da Gama mesmo sem grandes ambições na competição pode ditar os rumos do Brasileirão. O clube carioca vai enfrentar Botafogo e Fortaleza, dois dos atuais postulantes ao título brasileiro, na trigésima segunda e terceira rodadas do torneio. Estes jogos, no entanto, sofreram alterações por mando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na décima colocação e longe tanto da luta contra o Z4 e da luta pelo G6, o cruz-maltino soma trinta e sete pontos na tabela de classificação, com dez vitórias, sete empates e doze derrotas. Desse recorte, apenas três vitórias foram conquistadas longe de São Januário. A fragilidade da equipe longe de casa explica a posição mediana no campeonato e é um sinal de alerta para os confrontos contra o Glorioso e o Laion.
O Botafogo é o líder do torneio com sessenta e um pontos, um a mais que o vice-líder Palmeiras, com quem disputa cabeça a cabeça a liderança. O Fortaleza é o terceiro colocado, com cinquenta e seis pontos, e corre por fora. Eles serão adversários dos comandados de Rafael Paiva em um espaço de quatro dias.
Ambas as partidas serão disputadas longe dos arredores da Colina Histórica. O primeiro jogo, contra o coirmão, será realizado no estádio Nilton Santos, no dia 5 de novembro, uma terça-feira, às 21 horas. Antes, ela estava marcada para a quarta-feira, 6. No primeiro turno, houve um empate em 1 a 1, com gols de Vegetti, para o Vasco, e Bastos, para o Fogão.
Já o confronto contra o time cearense passou para o dia 9 do mesmo mês, um sábado, na Arena Castelão, às 19 horas. No turno da competição, o Gigante da Colina venceu por 2 a 0, com gols de Matheus Carvalho e Vegetti. A alteração da data dos enfrentamentos se deu, segundo a CBF, para evitar que haja jogos durante a data FIFA.