Ex-técnico do Vasco manda recado para Rafael Paiva

Rafael Paiva durante treino do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O técnico campeão brasileiro e da Copa Mercosul com o Vasco da Gama, Joel Santana, analisou a situação do time no Brasileirão após a eliminação na Copa do Brasil e mandou um recado para o atual treinador vascaíno Rafael Paiva.

Joel Santana dirigiu o Vasco em cinco oportunidades e colecionou várias conquistas ao longo dos anos. De maior impacto, foi bicampeão carioca, em 1992 e 1993, da Copa João Havelange, em 2000, equivalente ao Campeonato Brasileiro, e da Copa Mercosul, no mesmo ano. A conquista do torneio intercontinental reverbera até hoje com o emblemático nome de “Virada do Século”.

Na final disputada contra o Palmeiras, no antigo estádio Palestra Itália, a equipe de Joel Santana foi para o intervalo da partida perdendo por 3 a 0, com gols de Arce, Magrão e Tuta. Com uma reação histórica, o cruz-maltino diminuiu o placar duas vezes com Romário, de pênalti, e quando se aproximava do empate, Júnior Baiano foi expulso.

No entanto, a noite vascaína ficaria eternizada mesmo com um jogador a menos. Juninho Paulista empatou a partida em um rebote de um chute de Viola, aos quarenta e um minutos do segundo tempo, e Romário, mais uma vez, nos acréscimos, anotou o gol da virada.

A terceira passagem de Joel Santana se somaria a outras duas, criando um histórico de 123 jogos comandando o Gigante da Colina, com 71 vitórias, 32 empates e 20 derrotas. Ao todo, o ex-treinador acumulou um percentual de aproveitamento de 54,5% à frente da nau vascaína.

Aposentado dos gramados, Joel mantém um canal no Youtube em que analisa o futebol de modo geral e aproveitou para declarar apoio para o treinador do Vasco, Rafael Paiva. “É ele (Filipe Luís), (os técnicos) do Vasco e Juventude. Os brasileiros porque eu torço para eles irem bem. Só toca tango, meu irmão, aqui é lugar de samba”, disse e fez um alerta sobre a situação do time no Brasileirão. “Nós ainda não estamos dentro. Se nós não chegarmos a 45 pontos, começa a rezar.

O Vasco é o décimo colocado do Campeonato Brasileiro com trinta e sete pontos, sete pontos à frente do Corinthians, que é o primeiro dentro da zona de rebaixamento. Porém, o Gigante da Colina tem um jogo a menos em relação aos paulistas.

À frente do Vasco em duas ocasiões em 2024, a primeira após a saída de Ramon Diaz e após a demissão do português Álvaro Pacheco, em junho, Rafael Paiva já fez, ao todo, vinte e nove jogos com a equipe. Foram onze vitórias, dez empates e oito derrotas, combinando Brasileirão e Copa do Brasil. Nesse período, ele classificou o Vasco do torneio mata-mata nacional até a semifinal, sendo eliminado pelo Atlético-MG. Dos trinta e sete pontos do time na edição do Campeonato Brasileiro, trinta e três foram conquistados sob a tutela de Paiva.