Na noite da última quarta-feira (23), a Comissão de Ética do Corinthians entregou o parecer sobre o pedido de impeachment do atual presidente do clube, Augusto Melo.
- Corinthians x Racing: a escalação que Ramón Díaz pretende usar
- Torcida do Flamengo cala a torcida do Corinthians na Neo Quimica Arena e vídeo viraliza
E agora, o documento será apreciado e validado pelo presidente do Conselho Deliberativo, que atualmente é o Romeu Tuma Júnior.
Suspensão do processo de destituição
Para que você entenda, no parecer, é dito que os membros do órgão estão sugerindo a suspensão do processo de destituição.
Pelo menos até que seja concluído definitivamente o inquérito policial que apura as possíveis irregularidades que existem no contrato de patrocínio com a máster da Vaidebet.
Corre risco de cair em uma injustiça
Diante da avaliação da Comissão de Ética, o clube Corinthians está correndo o grande risco de cair em uma possível injustiça.
Caso o clube decida tomar qualquer decisão antes que a Polícia Civil tenha encerrado as investigações, que inclusive acontecem desde maio.
Irá aguardar o andamento do inquérito policial
Apesar de no parecer ser sugerindo a suspensão do processo, o impeachment ainda pode ser levado à uma votação pelo Conselho Deliberativo caso o presidente do órgão opte por essa escolha.
Porém, vale ressaltar que a tendência é que o presidente Romeu Tuma Júnior aguarde não apenas o andamento do inquérito policial, mas também o fim da temporada do futebol masculino.
Mas nos bastidores do clube há uma tensão de que a discussão do impeachment venha gerar uma turbulência logo em uma fase decisiva do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana.
Estatuto corintiano
Vale destacar que o estatuto corintiano, que é o documento que estabelece as regras e direitos do clube, bem como as obrigações e relações entre os seus membros, diz que não está determinando um prazo certo para o pedido de destituição ser levado a votação.
Por que aconteceu o pedido de impeachment de Augusto Melo?
O pedido de impeachment foi protocolado por um grupo de conselheiros do clube e se baseia em vários acontecimentos recentes de Augusto Melo, como:
- Entrevista de Rubens Gomes, ex-diretor de futebol, que apontou desconfiança sobre o contrato com a VaideBet;
- Depoimento de Cassundé à Polícia, que refutou ter intermediado o contrato;
- Debandada de dirigentes, perda do patrocínio e prejuízo moral;
- Infringiu a Lei Geral do Esporte;
- Depoimento de Armando Mendonça à Polícia, que apontou omissão dos gestores;
- Agressão de Augusto Melo a um torcedor do Cruzeiro.
Declaração do presidente do Conselho Deliberativo Romeu Tuma
Em uma nota, o presidente Tuma disse que vai analisar os autos e oportunamente informará quais serão os próximos passos do caso.
Ele também afirmou que: “a prioridade neste momento é foco total em colaborar com nosso time que luta para se salvar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de Futebol e para conquistar o título da Copa Conmebol Sul-Americana.”
Próximos jogos do Corinthians
- Racing (em casa) – 24/10, 21h30 (horário de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana
- Cuiabá (fora de casa) – 28/10, 19h (horário de Brasília) – Brasileirão
- Racing (fora de casa) – 31/10, 21h30 (horário de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana