O atacante Adson, de apenas 24 anos, vem fazendo muita falta ao Vasco, visto que o atleta está fora desde o dia 26 de agosto deste ano após ter sofrido uma fratura na tíbia da sua perna direita.
- Ídolo do Vasco, Edmundo manda recado para o elenco do Atlético-MG
- Quando vai ser o último jogo do Vasco em São Januário?
O que é uma fratura na tíbia da perna direita?
Uma fratura na tíbia da perna é uma lesão no osso da canela que pode ser causada por impactos, como quedas, acidentes de carro ou motocicleta, ou lesões esportivas.
Com isso, o tratamento pode incluir:
- Mobilização;
- Uso de medicamentos;
- Fisioterapia;
- Cirurgia, se necessário, que foi o que ocorreu no caso do Adson.
Vale ressaltar que a tíbia é um dos três ossos mais longos da perna, juntamente com o fêmur (osso da coxa) e a fíbula.
Além disso, quando há fraturas na tíbia ou fíbula que estão mais próximas ao pé, já são consideradas fraturas do tornozelo.
Em geral, o osso leva entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento.
Vasco sentiu a ausência de Adson
Contudo, sem o atacante no Vasco, que passou por uma cirurgia, o time viu o aproveitamento cair no Brasileirão e sentiu a ausência dele também na Copa do Brasil, no qual foi eliminado na semifinal.
Até porque a equipe do Vasco disputou o total de seis jogos no Brasileirão desde a lesão de Adson, assim somando uma vitória, três empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 33,3%.
Assim, quando o atacante está presente, por exemplo, de 20 partidas do time na competição, o Vasco somou nove vitórias, quatro empates e sete derrotas, com um aproveitamento de 51,6%.
Já na Copa do Brasil, o Vasco não tinha perdido nenhuma partida enquanto teve Adson à disposição do atual treinador do clube, Rafael Paiva.
Onde em seis jogos do atacante no torneio, o time conseguiu somar duas vitórias e quatro empates. Já sem o jogador, foram uma vitória, um empate e duas derrotas.
Ainda antes de sua lesão, Adson já tinha ficado fora de três jogos do Vasco no Brasileirão, mas desta vez, sendo por outros motivos.
Com isso o time infelizmente acabou perdendo para Fluminense, Flamengo e Grêmio, sendo todos no Campeonato Brasileiro deste ano.
Então levando em conta todas as partidas em que o atacante não jogou, incluindo as anteriores à cirurgia, o aproveitamento da equipe caiu para 22,2%.
Confira o Vasco com Adson no Brasileirão:
- 20 jogos;
- 9 vitórias;
- 4 empates ;
- 7 derrotas;
- 51,6% de aproveitamento.
Confira o Vasco sem Adson no Brasileirão:
- 9 jogos;
- 1 vitória;
- 3 empates;
- 5 derrotas;
- 22,2% de aproveitamento.
Qual é o prazo de recuperação de Adson?
Até então o prazo de recuperação que é estipulado por médicos especializados nesse tipo de situação é em torno de 10 a 12 semanas.
Portanto, Adson poderia assim voltar aos treinos com a equipe carioca em meados do mês de novembro deste ano.
Pois felizmente Adson está respondendo bem ao seu tratamento e já apareceu fazendo trabalhos na academia junto com o restante do elenco.
Com isso, há uma grande expectativa de que o atacante seja liberado para jogos na reta final do campeonato, mas o Vasco ainda trata essa possibilidade com cautela.
Próximos jogos do Vasco
- Bahia (em casa) – 28/10, 21h (horário de Brasília) – Brasileirão
- Botafogo (fora de casa) – 05/11, 21h30 (horário de Brasília) – Brasileirão
- Fortaleza (fora de casa) – 09/11, 19h (horário de Brasília) – Brasileirão