Nesta segunda-feira (28/10), acontecerá a cerimônia que premiará o melhor jogador do mundo, organizado pela revista France Football. O Ballon d’Or 2024, será sediado no Théâtre du Châtelet, em Paris, e tem o brasileiro revelado pelo Flamengo, Vinícius Júnior, como um dos principais favoritos. Em outras edições da premiação, jogadores que atuam no Brasileirão já foram indicados.
- Real Madrid terá comitiva na cerimônia da Bola de Ouro
- A declaração de Ancelotti sobre Vini Jr ser eleito o melhor jogador do mundo
Após mais uma temporada em alto nível, Vini Jr, atacante do Real Madrid, revelado no Flamengo, é um dos principais favoritos ao prêmio Bola de Ouro, conferido pela revista francesa France Football. Ele é o único brasileiro na lista, assim como foi em 2023, e disputa com Rodri, meio-campista do Manchester City, a consagração.
Brasileiros no topo do mundo do futebol não são nenhuma novidade. O Brasil sempre esteve muito bem representado por atletas como Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Todos eles venceram o prêmio atuando na Europa, mas antes de brilhar fora do país, eles foram moldados pelas competições nacionais.
O Campeonato Brasileiro segue sendo um celeiro para a revelação de grandes atletas e para receber astros internacionais. Na atual edição da competição, seis atletas já foram indicados à Bola de Ouro.
Dmitri Payet – Vasco da Gama
O meia francês de 37 anos defende o Vasco desde 2023 e chegou sob muita festa. Milhares de vascaínos foram ao aeroporto do Galeão recepcionar Payet. Ele esteve entre os finalistas do prêmio em 2016, quando atuava pelo West Ham, da Inglaterra, e foi vice-campeão da Eurocopa com a França. O francês ficou na 17ª colocação do prêmio.
Philippe Coutinho – Vasco da Gama
O cria da Colina, Philippe Coutinho, brilhou na Europa com a camisa do Liverpool de 2013 a 2018. Sob o comando de Jürgen Klopp, fez uma grande temporada em 2017, mesmo sem conquistar títulos, e foi indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo. Na ocasião, ficou com a 29ª colocação.
Thiago Silva – Fluminense
O zagueiro ídolo nas Laranjeiras voltou ao clube depois de fazer carreira na Europa por 16 anos, ele atuou por Milan, da Itália, PSG, da França, e Chelsea, da Inglaterra. Foi na França em que alcançou o auge do futebol e figurou a lista dos melhores jogadores do mundo, segundo a revista francesa. Em 2013, apesar de não ter ganhado o prêmio, foi campeão francês e da Copa das Confederações com a Seleção Brasileira.
Marcelo – Fluminense
O jogador revelado pelo Fluminense se tornou um dos maiores laterais esquerdos da história do Real Madrid. Atuando pelo clube merengue, Marcelo foi campeão espanhol em seis oportunidades e da Liga dos Campeões da Europa em cinco ocasiões. Ele foi indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo duas vezes, em 2017 e 2018.
Diego Costa – Grêmio
O atacante brasileiro naturalizado espanhol brilhou na temporada de 2014, se consagrando campeão espanhol e vice da Europa com o Atlético de Madrid. Naquele ano, anotou 36 gols e deu 4 assistências em 52 jogos. Foi indicado ao prêmio Bola de Ouro e terminou na 11ª posição.
David Luiz – Flamengo
Campeão da Europa com o Chelsea na temporada 2011-2012, o zagueiro defendeu também o Paris Saint-Germain e o Arsenal, da Inglaterra. Em 2014, atuando pelo Chelsea, David Luiz figurou na lista de melhores do mundo, ficando com a 21ª colocação.