Quando vai ser a próxima convocação do Brasil?

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira (Foto: Reprodução)

Os torcedores da Seleção Brasileira já podem marcar no calendário: no dia 1° de novembro, às 15h (de Brasília), o técnico Dorival Júnior anunciará a convocação para os jogos da equipe nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 

Com um confronto contra a Venezuela, no dia 14, em Maturin, e um duelo contra o Uruguai, em Salvador, no dia 19, a expectativa é alta para ver quem será chamado para representar a Canarinho em mais uma Data-Fifa.

Preparação estratégica em Belém

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) revelou que os jogadores iniciarão a preparação em Belém, no dia 11 de novembro, antes da viagem a Maturin. 

Esse planejamento foi pensado de maneira estratégica. “Depois de muitas reuniões e avaliações em relação a este jogo específico da Venezuela, o Departamento de Seleções decidiu fazer a preparação em Belém por vários motivos”, explicou Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Masculinas. 

A localização é um dos pontos cruciais, porque Belém fica a apenas 2 horas e 45 minutos de voo de Maturin, enquanto outras cidades exigiriam deslocamentos muito mais longos.

Importância do primeiro jogo

Esse primeiro jogo em Maturin é de extrema importância, não apenas pela rivalidade histórica com a Venezuela, mas também porque pode definir o rumo da Seleção nas Eliminatórias. 

“Viajaremos no dia anterior ao jogo”, afirmou Caetano, destacando a relevância de uma boa logística para a equipe, que é fundamental para garantir o foco e a preparação adequada. 

Vale ressaltar que o desempenho nesse jogo inicial pode influenciar diretamente a confiança dos jogadores, impactando sua postura e estratégia para o segundo compromisso em Salvador, onde enfrentarão o Uruguai, um adversário tradicional e muito competitivo.

O retorno a Salvador

Após o desafio contra a Venezuela, a Seleção Brasileira retornará ao Brasil, onde fará os treinos no Estádio Barradão, em Salvador. Dessa maneira, os jogadores terão a oportunidade de se adaptar ao ambiente local antes do confronto contra o Uruguai, um adversário tradicional e sempre competitivo nas Eliminatórias.