O El Clásico não é disputado apenas dentro de campo, ele é um confronto de ideias narrativas e que ganham as redes sociais como palco de discussão. Até quando não se enfrentam, Real Madrid e Barcelona se tornam protagonistas com o mesmo enfoque. Após os hat-tricks marcados por Vinícius Júnior e Raphinha, o perfil oficial da Champions League comparou os dois feitos e questionou os seguidores qual seria o melhor.
As equipes espanholas disputaram a terceira rodada da nova fase de grupos da Liga dos Campeões e conquistaram grandes resultados. Os arquirrivais, que possuem campanhas semelhantes, chegaram à segunda vitória delas.
O grande desempenho dos brasileiros na maior competição de clubes da Europa foi assunto nas redes sociais da Champions League que os comparou. “Qual o melhor hat-trick”, questionou em inglês. A publicação já alcançou mais de 240 mil curtidas e quase 2 mil comentários.
O Barcelona recebeu o Bayern de Munique na quarta-feira (23/10), no Estádio Camp Nou, e goleou a equipe alemã. O atacante brasileiro Raphinha teve uma grande noite e marcou três vezes e o companheiro dele, o centroavante polonês Lewandowski anotou o quarto tento, enquanto que Harry Kane descontou para os adversários.
A atuação do brasileiro empolgou a imprensa espanhola. O diário Sport comparou o jogador a lendas brasileiras. “Parece uma mistura de Rivellino e Rivaldo”, publicou e completou. “Sua forma não é algo coincidente. É estratosférico. Incrível Raphinha. Este Barcelona é o Barcelona de Yamal, de Lewandowski, de Fermín… mas acima de tudo é o Barcelona de um ponta brasileiro que marca muitos gols, corre e contagia a equipe com a sua eletricidade. Não é o Neymar, é o Raphinha”.
O outro atleta do Brasil que encantou a Europa nesta semana foi o postulante à Bola de Ouro, oferecida pela revista France Football, Vinícius Júnior. Vini Jr foi arrasador contra o Borussia Dortmund. O atacante marcou três gols na virada contra os alemães.
A partida que aconteceu no Estádio Santiago Bernabéu foi atípica. Os merengues terminaram o primeiro tempo perdendo por 2 a 0 e tiveram que buscar o resultado na segunda etapa, e o cria da base do Flamengo marcou três vezes. Rudiger e Lucas Vasquez, pelo Madrid; Donyell Malen e Jamie Bynoe-Gittens marcaram para o Borussia.