Em uma temporada muito abaixo do esperado,o Grêmio desta temporada se resumiu a brigar para não cair para a segunda divisão. A pressão em torno do trabalho de Renato Gaúcho ganha força semana após semana e mesmo com a vitória sobre o Atlético-GO, pelo Brasileirão, o treinador foi questionado sobre a permanência para o ano que vem.
O Grêmio recebeu no último sábado (26/10) o Atlético-GO pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro e venceu os goianos por 3 a 1. Os gols da partida foram marcados por Soteldo, Pepê e Villasanti. Derek descontou para o adversário. Com a vitória, a equipe porto-alegrense chegou à 12ª colocação com 38 pontos e está a 4 da zona de rebaixamento, encabeçada pelo Juventude, na 17ª posição.
Após a partida, o treinador Renato Gaúcho concedeu entrevista coletiva e esclareceu alguns pontos sobre a permanência para a temporada de 2025. Ele afastou completamente qualquer burburinho de que queira sair do clube.
“Eu nunca falei, vocês nunca ouviram da minha boca ‘Eu quero ir embora do Grêmio’. Vocês nunca vão ouvir isso”, revelou e continuou. “Eu posso conversar com meu presidente, com meu vice-presidente e juntos tomar essa decisão. Agora, falar que eu quero ir embora, jamais vocês vão ouvir isso da minha boca”.
Renato usa a gratidão que tem pelo Tricolor para sustentar as palavras. Em quatro passagens como comandante do Grêmio, Renato carrega no currículo títulos de Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana, cinco campeonatos gaúcho e duas recopas gaúcha.
“Eu me criei praticamente dentro desse clube e eu acho que não precisa estar falando para vocês. Mas todas as provas de amor que eu já dei para esse clube aqui”, afirmou e pontuou. “Continuo fazendo o meu possível dentro desse clube para dar sempre alegria para o nosso torcedor”.
Renato ainda esclareceu que comandar ou não o time gaúcho ano que vem demandará um esforço coletivo para que a decisão seja tomada.
“O torcedor do Grêmio sabe o quanto fiz para a equipe. Se eu vou continuar fazendo ou não, não depende somente do Renato. Depende do presidente, do executivo, do vice-presidente e principalmente também do nosso torcedor”, argumentou e finalizou. “Pode ter certeza que antes de tomar uma decisão, junto com essas três pessoas, eu vou querer ouvir muito a opinião da nossa torcida. A nossa torcida vai ser fundamental para me ajudar também nas decisões, desde que o clube queira, obviamente.
Na temporada 2024, o treinador tem 57 jogos no comando do Tricolor, com 26 vitórias, 11 empates e 19 derrotas.