Torcida brasileira mostra preferência crescente por clubes europeus
A paixão dos torcedores brasileiros pelo futebol europeu tem aumentado consideravelmente. De acordo com o Global Fan Report, elaborado pela Chiliz, o Real Madrid lidera o ranking dos clubes europeus favoritos entre os torcedores no Brasil.
- A declaração de Flick após a goleada no jogo entre Real Madrid x Barcelona
- A declaração de Carlo Ancelotti sobre o jogo entre Real Madrid x Barcelona
O estudo aponta que 30,48% dos entrevistados brasileiros indicaram o clube espanhol como seu preferido, colocando-o com larga vantagem sobre os demais times estrangeiros.
Logo atrás do Real Madrid, o Barcelona ocupa a vice-liderança com 16,05% das preferências. Em terceiro lugar, o Manchester City conta com 5,71% da torcida brasileira. A lista segue com PSG (5,44%), Liverpool (4,49%), Chelsea (3,67%), Manchester United (3,54%), Bayern de Munique (2,99%), Milan (2,45%) e Porto (2,45%), mostrando a preferência dos brasileiros pelos principais times europeus.
O estudo da Chiliz foi baseado em respostas de mais de 8.000 pessoas ao redor do mundo e reforça a popularidade do futebol europeu em solo brasileiro. A pesquisa também revelou que, ao contrário do entusiasmo dos brasileiros com clubes estrangeiros, o futebol brasileiro não desperta o mesmo interesse internacionalmente. Apenas 2,23% dos torcedores fora do país apontaram o Brasileirão como sua liga favorita, atrás da LaLiga, que lidera com 41,7%.
Quando o foco está nos clubes brasileiros, a situação é ainda mais desigual. Enquanto 87% dos torcedores no Brasil afirmaram seu interesse por clubes estrangeiros, somente 3% da torcida fora do Brasil declarou ter um time brasileiro como preferido. Entre esses poucos admiradores internacionais, Santos, São Paulo e Flamengo são os clubes mais citados, com 0,56%, 0,4% e 0,33%, respectivamente.
Outro dado significativo do estudo é que uma parcela notável de brasileiros, cerca de 34,36%, afirmou preferir um clube estrangeiro em vez de um time nacional. Esse índice reflete a crescente conexão entre torcedores brasileiros e as ligas europeias, influenciada, em parte, pela maior exposição do futebol europeu no Brasil através das transmissões e das redes sociais.