Red Devils anunciaram saída de Ten Hag na última segunda-feira (28)
O Manchester United demitiu o técnico holandês Erik Ten Hag na última segunda-feira (28) e já tem seu novo alvo para a vaga: o português Rúben Amorim. Nesta terça-feira (29), o Sporting, de Portugal, publicou uma nota dizendo que os Red Devils irão pagar a multa rescisória do treinador que é de aproximadamente 10 milhões de euros (cerca de R$ 61,6 milhões).
- Manchester United anuncia demissão de Erik Ten Hag após mais uma derrota
- A publicação de Vini Jr após não vencer a Bola de Ouro
“O Manchester United manifestou interesse em contratar o treinador Rúben Amorim, tendo o conselho de administração da Sporting SAD repassado os termos e condições previstos no contrato de trabalho em vigor entre a sociedade e o treinador, em concreto para a respectiva cláusula de rescisão e para o valor de 10 milhões de euros. O Manchester United manifestou interesse em pagar à Sporting SAD o valor da referida cláusula”, disse o clube português em comunicado oficial.
Em Portugal, as Sociedades Anônimas Desportivas (SADs), que são como as SAFs no Brasil, precisam informar primeiro a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre negociações prestes a serem finalizadas. Com o comunicado emitido, o Sporting confirmou as informações dos veículos de imprensa da Inglaterra, que apontavam Rúben Amorim como o favorito para o cargo de treinador do United.
Na teoria, o desfecho da negociação depende apenas do Manchester United pagar a multa rescisória do treinador português e consequentemente, ele assinar o novo vínculo, agora com o clube da Premier League. A tendência é de que Rúben Amorim se despeça do clube de Portugal muito em breve.
Na última segunda-feira (28), o técnico português concedia entrevista coletiva e foi perguntado sobre se tornar comandante do Manchester United. Amorim respondeu dizendo que não ia falar sobre o futuro, mas que sentia orgulho em comandar o Sporting. A coletiva aconteceu algumas horas após o anúncio oficial da demissão de Erik Ten Hag.
Rúben Amorim se aposentou da carreira de jogador em 2016 e deu início a sua carreira de técnico como auxiliar técnico no Casa Pia em 2018. No ano seguinte, Amorim assumiu o comando do Braga B e pouco tempo depois a equipe principal. Ainda em 2019, o treinador português partiu para treinar o Sporting, onde está desde então, chegando a sua sexta temporada seguida.
O treinador venceu o Campeonato Português em sua segunda temporada no clube, quebrando um longo jejum de 20 anos e foi campeão da competição na última temporada também. Sua grande evolução e ótimo desempenho nestas seis temporadas no comando do Sporting, fizeram com que diversos clubes europeus olhassem com atenção.
Após a saída de Klopp, o Liverpool tinha interesse no treinador, mas acabou acertando com Arne Slot. O Manchester City também monitorava o português, com a possível saída de Pep Guardiola ao final da atual temporada. No entanto, a tendência é de que Amorim vá para o rival das duas equipes da Premier League.