Experiente zagueiro é peça-chave na defesa santista e pode estender contrato por mais uma temporada, enquanto clube torce por sua permanência.
Com o Santos muito próximo de confirmar seu retorno à Série A, o futuro do zagueiro Gil, de 37 anos, segue indefinido. O defensor, que tem contrato até o fim de 2024, ainda avalia se seguirá em campo ou se encerrará a carreira ao término da temporada. A diretoria e a comissão técnica, no entanto, estão otimistas com a possibilidade de uma continuidade e torcem pela permanência do atleta, que é considerado um pilar defensivo do time.
- Quais são as chances do Santos retornar para a Série A do Brasileirão
- Ele foi emprestado pelo Santos e agora é destaque de seu time no exterior
No início de 2024, Gil chegou a sugerir que este seria seu último ano jogando, mas o desempenho regular e a quantidade de partidas disputadas nesta temporada deixaram em aberto uma possível renovação. O zagueiro é o segundo jogador com mais aparições pelo Santos no ano, somando 47 jogos, ficando atrás apenas de Diego Pituca, que atuou em uma partida a mais. Sua experiência e liderança em campo têm sido fundamentais para a equipe, que sofreu 28 gols em 34 jogos na Série B.
Fábio Carille, técnico do Santos, deixou no ar sua esperança de que Gil continue jogando. Em entrevistas recentes, Carille tem elogiado a dedicação do zagueiro e ponderado sobre a decisão que ainda não foi tomada pelo atleta.
“Acho que ele não vai parar, ainda nada confirmado”, comentou após a vitória sobre o Ituano. Em outra ocasião, ao falar sobre o possível desfecho, Carille destacou a disciplina de Gil e seu comprometimento, ressaltando que a aposentadoria ainda é incerta.
O relacionamento de Gil com o técnico vem de longa data, desde os tempos de Corinthians, em 2013, o que também contribui para que Carille acompanhe de perto a decisão do jogador. O treinador ainda enfatizou que, apesar das especulações, Gil está refletindo sobre o assunto e se mantém em condições físicas exemplares, o que poderia favorecer sua permanência.
Enquanto o zagueiro não decide, o foco segue no campo. Gil continua como peça central na defesa santista, ajudando a equipe a buscar a confirmação do acesso à Série A e, eventualmente, o título da Série B. O próximo desafio do Peixe acontece no sábado, dia 2 de novembro, quando recebe o Vila Nova, na Vila Viva Sorte.