Torcida do Cruzeiro tem más notícias

Estádio do Mineirão lotado pela torcida do Cruzeiro (Foto: Cristiane Mattos/Light Press/Cruzeiro)

Torcida organizada do Cruzeiro está banida dos estádios

A torcida organizada do Cruzeiro, alvo de uma emboscada no último domingo em São Paulo, está banida de frequentar estádios em todo o território nacional. Essa medida, que se estende até 2028 e foi sugerida pelo Ministério Público de Minas Gerais em 2022, teve sua duração ampliada após um conflito entre integrantes das torcidas organizadas do Atlético-MG e do Cruzeiro, ocorrido em março deste ano.

A proibição foi motivada pela morte de um torcedor do Cruzeiro em meio a um confronto na região do Barreiro, em Belo Horizonte. A decisão impede o uso, a posse e a exibição de qualquer tipo de vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer item que possa identificar a presença da torcida nos estádios ou nas proximidades nos dias de partidas.

Embora a decisão tenha sido acatada e divulgada pela Federação Mineira de Futebol, a torcida continua a frequentar os estádios, sem a interferência das autoridades. Nas redes sociais, membros têm mostrado suas presenças.

Bandeira do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Cruzeiro)

Em 2023, torcedores utilizaram uniformes da Máfia Azul durante a partida entre Cruzeiro e Fortaleza, realizada na Arena Castelão. Naquele momento, os adeptos do Cruzeiro estavam proibidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva de assistir a partidas, devido ao conflito com os torcedores do Coritiba.

A proibição das torcidas organizadas nos estádios não é recente. Em 2021, uma emboscada de cruzeirenses contra um veículo de transporte coletivo em Belo Horizonte resultou na morte de um torcedor do Atlético, levando à punição da torcida organizada.

Em 2022, essa mesma torcida participou de uma emboscada contra torcedores do Palmeiras na rodovia Fernão Dias. Na época do incidente, o Ministério Público de Minas Gerais também emitiu uma proibição, cuja penalidade terminaria neste ano, mas foi estendida até 2028 devido aos novos confrontos ocorridos neste ano.

De acordo com as autoridades policiais, uma emboscada armada por torcedores organizados do Palmeiras contra os do Cruzeiro, envolvendo aproximadamente 150 pessoas, pedaços de madeira e incêndios, resultou em um óbito e 17 feridos na madrugada deste domingo em Mairiporã.

Segundo a polícia, todas as vítimas são cruzeirenses e pelo menos dois ônibus da torcida do clube mineiro foram atingidos, um deles incendiado. A investigação será conduzida pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), localizado na cidade de São Paulo.