Quantos pontos o Vasco precisa pra ir para a Libertadores em 2025?

Pablo Vegetti em ação pelo Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Gigante da Colina sonha com a vaga

Na retal final do Brasileirão, os torcedores do Vasco começaram a sonhar com uma posição na próxima Libertadores. Depois da 31ª rodada, o Vasco está na nona posição, com 43 pontos, oito a menos que o último integrante do G-6, o São Paulo. O portal “Lance!” fez um levantamento sobre as chances do Vasco chegar a Libertadores em 2025.

Apenas sete partidas separam o término do Brasileirão de 2024 para o Vasco, que pode alcançar um máximo de 21 pontos, terminando a temporada com 64 pontos. Caso vencesse todas as partidas, o Cruz-Maltino atingiria essa marca.

O cenário ideal para os vascaínos seria uma classificação direta para a Libertadores de 2025. Contudo, de acordo com o matemático, o número mágico para uma vaga direta tende a ser 68 pontos. Portanto, o Vasco já não teria mais possibilidades de alcançar o G-4, pois não pode alcançar tal pontuação.

Embora a vaga direta seja pouco provável, as possibilidades aumentam quando se considera o G-6. Conforme o estudo de Tristão Garcia, o número encantado é 62. Se alcançar essa pontuação, há uma grande chance do Vasco assegurar um lugar na fase inicial da Libertadores.

Em uma avaliação para uma posição no G-6 contra os concorrentes diretos, as chances favorecem o Vasco. Segundo o especialista em matemática, o clube do Rio de Janeiro tem a maior probabilidade de alcançar a fase inicial da Libertadores. Garcia calculou com base nas atuações recentes de Cruzeiro, Bahia e São Paulo, além do Cruzmaltino, para comparar e compreender as variações.

Quando questionado sobre outras possibilidades para o Vasco, Tristão Garcia declara que o clube possui boas possibilidades, mas também precisa torcer para os adversários vencerem os campeonatos para poder entrar. Se houver conquistas na Libertadores e na Copa do Brasil, a situação no Brasileirão se altera. Veja abaixo.

  • Se o Botafogo for campeão da Libertadores: G-6 vira G-7 porque o Alvinegro já está no G-6;
  • Se o Flamengo for campeão da Copa do Brasil: o mesmo cenário acontece pelo mesmo motivo;
  • Se o Atlético-MG vencer a Libertadores e Copa do Brasil: abre uma vaga extra no Brasileirão porque a vaga que seria da Copa do Brasil vai para o Campeonato Brasileiro. O Galo já teria a sua classificação assegurada via Conmebol;
  • Se Botafogo e o Flamengo forem campeões, na Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente: G-6 vira G-8. Assim, o Vasco precisaria subir apenas uma posição na tabela.