Raposa venceu os argentinos por 1 a 0 e foi para a final da Sul-Americana
Na última quarta-feira (30), Lanús e Cruzeiro se enfrentaram pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana e a Raposa venceu por 1 a 0, com gol de Kaio Jorge. Assim, o time mineiro foi para a grande decisão do torneio. No entanto, houve um lance polêmico no jogo e a Conmebol divulgou o áudio da conversa do VAR com o árbitro sobre o lance.
A partida já estava na segunda etapa quando o volante Lucas Romero, do Cruzeiro, derrubou Luciano Boggio dentro da área. O jogador reclamou pedindo a marcação do pênalti, mas o árbitro não marcou e o VAR também não chamou para uma consulta, assim, concordando com a decisão de campo.
“É uma ação, ambos vão disputar a bola. Não vejo nenhuma falta. O defensor toca a bola. Sem falta“, comenta o VAR. Na sequência, eles comunicaram o árbitro da seguinte forma: “Está tudo limpo. Ambos vão disputar e quem chuta a bola é o defensor (Romero)“.
Para chegar na grande decisão da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro passou por Boca Juniors nas oitavas de final, pelo Libertad, do Paraguai, nas quartas de final e em seguida, pelo Lanús na semifinal. O triunfo na Argentina marcou não apenas a classificação para a final, como também a primeira vitória de Fernando Diniz no comando da Raposa.
O Cruzeiro volta a uma final de torneio internacional após 15 anos. Na última vez, a Raposa disputou a final da Libertadores contra o Estudiantes, da Argentina, e foi vice-campeão. Agora, o Cruzeiro tenta conquistar seu oitavo título internacional. Em toda história, o clube mineiro possui duas Conmebol Libertadores, duas Supercopas da Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa Master e uma Copa Ouro.
Cruzeiro e Racing se enfrentam na grande decisão da Copa Sul-Americana 2024 no dia 23 de novembro, às 17h (horário de Brasília), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, Paraguai.