O Atlético-MG postou um vídeo nas redes sociais às vésperas da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, onde relata vários episódios da rivalidade entre os dois clubes. O vídeo de pouco mais de um minuto e meio, elenca momentos do retrospecto do confronto em que o clube se sente prejudicado, e saiu derrotado, e exalta os momentos em que saiu vitorioso.
Mais uma fagulha antes do clássico interestadual que decide a Copa do Brasil foi acesa. Atlético-MG e Flamengo carregam rusgas antigas, que ultrapassam os 40 anos de história. O clube mineiro sente-se prejudicado, principalmente, por dois confrontos que marcaram o começo dos anos 1980.
Em 1980, as equipes se enfrentaram na final da Taça de Ouro, o Campeonato Brasileiro da época. Comandados por Reinaldo e Zico, os times se enfrentaram no primeiro jogo da final no Mineirão. Mais de 90 mil pessoas assistiram o Galo vencer por 1 a 0, com gol do atacante Reinaldo.
Com o resultado, o Atlético precisava apenas de um empate para se sagrar campeão, mas no jogo de volta, no Maracanã, acabou derrotado por 3 a 2. O resultado, no entanto, poderia acontecer pela qualidade que os elencos tinham. Mas o clube reclama das três expulsões que jogadores atleticanos sofreram.
No ano seguinte, mais uma disputa entre Atlético e Flamengo, dessa vez pela Copa Libertadores da América. Os clubes empataram as duas partidas que fizeram e precisaram de um jogo-desempate para decidir quem avançaria de fase. Uma partida foi marcada para o Estádio Serra Dourada, onde um dos mais polêmicos jogos da história do futebol aconteceu, ou pelo menos começou.
O juiz José Roberto Wright apitava a partida e acabou se tornando o centro das atenções. Aos 20 minutos da primeira etapa ele expulsou Reinaldo e 17 minutos depois expulsou mais 5 jogadores do Galo. Com a decisão, a partida foi paralisada e o Flamengo venceu por W.O. o terceiro jogo entre as equipes naquela Libertadores.
Para os atleticanos, reencontrar o Flamengo em uma partida tão importante é emblemático e a chance de vingar o passado. O clube mineiro terá essa chance no próximo domingo (3/11), no Estádio Maracanã, às 16 horas.
Veja o vídeo
Bendita seja a Massa Atleticana. Bendito seja o Clube Atlético Mineiro! 🏴🏳️#OGaloNuncaLutaSozinho ⚔️ pic.twitter.com/jpuYFozJJv
— Atlético (@Atletico) November 2, 2024
“Malditas sejam as dores que sentimos.
Os impedimentos criminosos.
Maldito seja aquele jogo extra.
Aquela semifinal que nem deveria existir.
Maldito seja quem participou de toda essa sujeira, mas aqui é galo
Resistência forjada na dor.
Aqui é Galo forte e vingador.
Sem ajuda de ninguém, desafiamos a lógica.
Mostramos quem era o supercampeão do brasil, numa disputa que parecia não ter fim e que nem deveria existir, pois em campo só havia um time campeão.
Bendito seja o acerto de contas.
A caneta.
Os três gols do Guilherme.
Benditos sejam os 4 a 0 em que a massa se fez presente, com a alma naquelas cadeiras vazias.
Benditos sejam vocês que escreveram essa história recente de vitórias limpas e incontestáveis.
Vitórias que viram páginas sombrias do futebol e escrevem novos capítulos de uma rivalidade do tamanho do Brasil.
Bendita seja a massa alvinegra que nega a razão porque a nossa única razão é acreditar!
Que nunca deixa o Galo lutar sozinho.
Bendito seja o Clube Atlético Mineiro”.