Uma das boas revelações do Vasco da Gama pode voltar a ser utilizado pelo treinador Rafael Paiva ainda na reta final desta temporada. O meio-campista JP não atua pelo clube há pouco mais de dois meses e perdeu espaço no clube, descendo para as categorias de base.
- Philippe Coutinho impediu algoz do Corinthians de assinar com o Vasco
- Imprensa do exterior divulga novidades sobre o futuro de Galdames
Ainda sob o comando de Ramón Díaz, o meio-campista de 19 anos surgiu no elenco profissional da equipe cruz-maltina. Em janeiro, ele não viajou com os atletas que fizeram a pré-temporada no Uruguai e foi relacionado para dois jogos do Campeonato Carioca. Nas partidas contra Boavista e Sampaio Corrêa, ele ficou no banco de reservas, mas não entrou em campo.
Após o torneio regional, ele retornou para as categorias inferiores e só voltou a figurar entre os profissionais na estreia do Campeonato Brasileiro. Na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, ele entrou nos quinze minutos finais do jogo e a partir disso foi efetivado no elenco principal. Chegou a ganhar mais espaço com o treinador Rafael Paiva, atuando mais vezes, mas desde o empate com o Criciúma em 18 de agosto não joga mais na primeira divisão.
Segundo o clube, ele sofreu uma pancada no joelho e por isso estava sendo poupado. No entanto, atuou nas últimas quatro partidas do Sub-20, inclusive ajudando o time a se sagrar campeão regional.
Com a reta final do Brasileirão se aproximando, sem a pressão de uma fuga do rebaixamento, ele deve voltar a ser utilizado por Paiva. O treinador procura opções para o meio de campo que está bastante fragilizado. Com exceção do volante Hugo Moura, nenhum dos outros jogadores se firmou. Há uma rotatividade muito grande entre Sforza e Matheus Carvalho. O experiente Souza, que chegou no meio do ano, foi testado, mas graças à expulsão contra o Cuiabá não deve jogar mais. Até mesmo Payet e Coutinho têm oscilado muito. Com isso, o jovem JP deverá ganhar espaço no meio de campo vascaíno.
JP atuou em 11 jogos, sendo titular em quatro, além de ter anotado uma assistência.