Três jogadores do Botafogo já disputaram uma final da Copa Libertadores

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)

Jogadores do Botafogo revivem experiência de final de Libertadores

O Botafogo conquistou sua primeira classificação para a final da Copa Libertadores da América. O clube venceu o Peñarol, do Uruguai, e enfrentará o Atlético-MG no dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Para alguns jogadores do elenco, no entanto, essa experiência não é inédita, já que têm passagens anteriores por decisões da competição continental.

Entre os atletas do Botafogo que já participaram de finais da Libertadores, o volante Danilo Barbosa se destaca. Embora não seja titular, ele traz experiência ao grupo. Em 2021, Danilo estava no Palmeiras e entrou no segundo tempo da decisão contra o Flamengo, conquistando o título junto ao elenco alviverde.

Outro jogador do Botafogo com experiência em finais da Libertadores é o zagueiro Pablo, que fez parte do elenco do Flamengo em 2022. Embora não tenha atuado na decisão contra o Athletico Paranaense, Pablo esteve no banco de reservas e celebrou o título junto à equipe rubro-negra. Atualmente, o defensor está lesionado e tem sido pouco utilizado pelo técnico Artur Jorge.

Já o goleiro John, titular do Botafogo, também conhece o ambiente de uma final de Libertadores. Em 2020, ele defendeu o Santos na decisão contra o Palmeiras, mas não conquistou o título, que ficou com o clube paulista. Agora, John tem a chance de disputar novamente a final e buscar seu primeiro título continental.

Além desses, outros dois jogadores do elenco botafoguense possuem experiência na Libertadores, embora não tenham disputado as finais. O zagueiro Lucas Halter, por exemplo, jogou pelo Athletico na edição de 2022, mas foi transferido para o Goiás antes da final. O clube paranaense acabou derrotado pelo Flamengo na decisão.

O meia Óscar Romero viveu situação semelhante ao atuar pelo Boca Juniors em 2023. Ele participou da fase de grupos, mas se transferiu para o Pendikspor, da Turquia, antes da final. O Boca chegou à decisão, mas foi superado pelo Fluminense.