Corinthians x Palmeiras: Ramón Díaz prepara mudanças para o clássico

Elenco do Corinthians durante partida do Brasileirão 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

O Dérbi Paulista desta segunda-feira (4/11) será disputado sob muita pressão dos dois lados. Enquanto o Palmeiras tenta se aproximar do líder Botafogo, o Corinthians luta contra o rebaixamento. Visando três pontos importantes, o treinador Ramón Díaz pode pode fazer alterações na equipe titular e também no esquema tático para a partida.

O Corinthians recebe o Palmeiras pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira, na NeoQuímica Arena, precisando da vitória para se descolar da zona da degola. Com 35 pontos, a equipe do Parque São Jorge ocupa a 15ª posição na tabela de classificação, 1 ponto a mais que o primeiro time no Z4, o Athletico Paranaense.

Para a partida, o técnico argentino Ramón Díaz pode mudar o esquema tático e optar por jogar com três zagueiros, fazendo uma linha com André Ramalho, Gustavo Henrique e Félix Torres. Outras alterações que ele deve fazer são as entradas de Hugo no lugar de Matheus Bidu e Alex Santana como titular. Charles e André Carrilho devem começar a partida no  banco de reservas.

Com as mudanças, o Corinthians deve jogar em um 3-5-2, com Matheuzinho e Hugo fazendo as alas e um meio de campo povoado com José Martínez, Alex Santana e Rodrigo Garro. No comando do ataque jogariam o holandês Memphis Depay e Yuri Alberto.

A mudança ousada no esquema tático do Timão pode transformar todo o ambiente corintiano a partir do resultado do jogo de hoje. Seja com uma vitória, somando três pontos para se afastar do Z4 e frustrando os planos do maior rival, seja com um empate ou uma derrota que pode significar o fim da linha para a família Díaz.

Retrospecto joga contra

Além da pressão dentro do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro ainda sofre com um tabu que dura três anos. O time não vence o Palmeiras desde 2021, quando venceu na Neo Química Arena por 2 a 1, pelo Brasileirão, com dois gols de Roger Guedes. O retrospecto piora se analisar as últimas 16 partidas entre as equipes, onde o clube venceu apenas essa vez, empatou 7 e perdeu em 8 ocasiões.