Entidade se pronuncia sobre venda de bebidas bebidas alcoólicas
No dia 15 de março de 2002, a Lei Federal nº 1866/02 foi sancionada, proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios paraguaios. A elaboração da chamada Lei da Violência nos Estádios não foi motivada por um evento específico, como a morte de alguém ou uma briga extrema, mas por uma série de problemas que levaram o governo a estabelecer essa norma rigorosa, que vai além da simples proibição da venda de cerveja nas arenas.
- Gusttavo Lima pode fazer show antes do jogo do Cruzeiro
- Cruzeiro atinge marca expressiva entre os rivais brasileiros
Em 23 de novembro, mais de duas décadas após a promulgação dessa lei, Racing e Cruzeiro se enfrentarão no estádio La Nueva Olla, em Assunção, na final da Copa Sul-Americana. E, mesmo com a sede da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) localizada em Luque, na área metropolitana da capital paraguaia, e com os laços estreitos entre a entidade e o governo do Paraguai, não haverá quaisquer exceções à regra.
A Conmebol comunicou que torcedores argentinos e brasileiros presentes no Paraguai não poderão adquirir bebidas alcoólicas em um raio de 500 metros do estádio do Cerro Porteño, onde acontecerá a final. No entanto, a legislação é ainda mais severa: a entrada no estádio sob efeito de álcool é proibida.
Quem já assistiu a uma partida de futebol no país está ciente de que dispositivos de etilometria, conhecidos como bafômetros, são utilizados por funcionários para verificar a presença de álcool no sangue de indivíduos que suspeitam estar embriagados.
A cerveja Amstel é um dos principais patrocinadores da Conmebol. No estádio, a comercialização de bebidas não é permitida, porém haverá ações na Fan Fest, que acontecerá em um dos principais pontos turísticos de Assunção. Lá, o consumo estará permitido.
A celebração ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, quinta e sexta-feira, em La Costanera de Asunción, uma estrada localizada perto do Rio Paraguai e que é um dos principais atrativos turísticos da capital.
O acesso é livre e inclui interação com patrocinadores, jogos, alguns shows menores, entre outras atividades. A Conmebol transferiu os direitos de nome da festa para o banco digital Ueno, que também batiza o estádio onde será realizada a decisão. O evento será oficialmente conhecido como Fiesta Ueno Sudamericana. A celebração ocorrerá das 17h à meia-noite, no mesmo fuso horário de Brasília.