A última grande atuação que vimos de Neymar foi na Copa do Mundo de 2022, quando o Brasil foi eliminado pela Croácia nos pênaltis após empatar nos 120 minutos.
Neymar sofreu com uma lesão na Copa, enfrentou problemas no PSG e, depois, com outra lesão que o afastou por um ano das atividades quando começou a atuar pelo Al Hilal.
- Al Hilal já sabe quem vai contratar para substituir Neymar
- Saiba quanto tempo Neymar ficará parado após nova lesão
Semana passada, mais uma lesão, após 2 semanas de seu retorno aos gramados, Neymar teve uma ruptura muscular da coxa direita, vai ficar mais 6 semanas de molho.
Mas, os números de aproveitamento do Neymar desde a Copa do Mundo de 2022 são extremamente preocupantes.
Desde o término da Copa do Mundo de 2022 no Catar, Neymar soma o número de apenas 20 partidas jogadas até o último jogo pela Champions League da Ásia, ao qual ele voltou a se lesionar.
Do término da Copa de 2022 até hoje foram:
- 9 jogos pelo Paris Saint-Germain;
- 4 jogos pela Seleção;
- 7 jogos pelo Al-Hilal.
Nesse período, foram quatro lesões sofridas por Neymar fazendo com que ele ficasse afastado dos gramados um total de 526 dias.
Foram 94 jogos perdidos por Neymar devido as lesões. 77 por clubes sendo: 62 pelo Al Hilal e 15 pelo PSG), além de 17 jogos perdidos pela seleção brasileira.
Quais foram as lesões de Neymar nesse período?
No início da Copa do Mundo, logo no jogo de estreia, Neymar teve uma lesão ligamentar no tornozelo direito. O diagnóstico deu um edema ósseo no jogo contra a Sérvia na fase de grupos. Neymar ficou fora das outras duas partidas voltando nas oitavas de final contra a Coréia do Sul.
Dois meses depois da Copa do Mundo, já em fevereiro de 2023, ainda jogando pelo PSG, ele sofreu mais uma lesão na região, dessa vez precisando passar por uma cirurgia de reparação dos ligamentos do tornozelo direito.
Após isso, em agosto, 6 meses depois, ele sofreu duas lesões na coxa direita, uma leve e outra mais complexa, levando quase um mês de recuperação.
Nesse meio tempo ele foi negociado com o Al-Hilal da Arábia Saudita, onde conseguiu estrear e chegou até a marcar um gol em uma das 5 partidas que ele teve a oportunidade de jogar.
Mas, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra o Uruguai em Montevidéo, a lesão mais agravante da carreira dele: ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho direito.
A cirurgia complicada e a recuperação tiraram dele 1 ano e 4 dias dos gramados, retornando durante 15 minutos na vitória por 5 a 4 do Al-Hilal sobre o Al-Ain pela Champions League da Ásia.
Como Neymar não foi inscrito no Campeonato Árabe, ele só atua pela Champions League Asiática, portanto, voltou a entrar contra o Esteghlal, do Irã, atuando em torno de 30 minutos.
Mas, ele sentiu dores após uma pancada e precisou ser substituído. O Al-Hilal confirmou que Neymar passará por tratamento médico e ficará até 6 semanas afastado dos gramados, tirando o ano de 2024 dele e retornando apenas em 2025.
Desde que chegou a Europa, em 2013, após deixar o Santos, Neymar teve ao todo 28 lesões em sua carreira.
- 2x na Costela
- 1x na Lombar
- 7x na Coxa esquerda
- 4x na Coxa direita
- 7x no Pé direito
- 4x no Pé esquerdo
- 3x outros (Covid-19, Caxumba e desgaste muscular)