A forma como o Vasco foi completamente envolvido pelo Botafogo na derrota no Clássico da Amizade da última terça-feira (5/11), chamou atenção para o comandante da equipe, Rafael Paiva. Se ele já era uma incerteza para o ano que vem, depois do revés, se expôs muito da inexperiência do treinador. O jornalista Jorge Igor foi sincero ao falar sobre o trabalho de Paiva e se ele deve continuar no clube para 2025.
- Técnico estrangeiro é bem visto para substituir Paiva no Vasco
- Vasco faz investimento de 32 milhões mas vê situação sair do controle
O Vasco perdeu por 3 a 0 para o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, sem ver a cor da bola. Havia uma expectativa de que o time fizesse um jogo difícil com o Glorioso e pudesse se aproximar do G6, talvez até beliscando uma vitória. No entanto, o que se viu foi o contrário.
O treinador da equipe, Rafael Paiva fez algumas leituras equivocadas para o jogo e comprometeu todo o resultado. O Cruz-Maltino não reforçou as linhas de marcação e deixou o meio de campo despovoado, principalmente pelo lado esquerdo com a escalação do chileno Jean David. O jogador pouco ajudou na marcação, sobrecarregando o lateral esquerdo, Lucas Piton.
Com a incapacidade de ficar com a bola, o Gigante da Colina foi sufocado pelo Glorioso e aos 12 minutos da primeira etapa já estava perdendo por 2 a 0. A partir daí, os comandados por Artur Jorge apenas controlaram o jogo e deixaram o tempo correr. Até marcaram um terceiro gol, com Júnior Santos, sem forçar muito.
A fragilidade vascaína foi exposta nesta partida e principalmente pela inexperiência do técnico Rafael Paiva. Segundo o jornalista Jorge Igor, Paiva teve um papel importante neste ano, mas para ele, o Vasco precisa de mais.
“O Paiva tem um papel muito importante nesse período de recuperação do Vasco. Os números dele para caos instalado, do jeito que ele pegou, po, não é ruim, não é ruim a trajetória. Mas o Vasco, no nível de Série A, precisa de profissionais com mais experiência, com mais poder de decisão, com mais rodagem, e o Paiva claramente tem um caminho a trilhar. Muitas vezes falta ao Paiva uma leitura para socorrer o time dentro dos jogos”, disse.
Apesar de entender que o treinador comete várias falhas ao longo dos jogos, para Jorge Igor é injusto o crucificar.
“Eu acho que é um elenco fraco, um treinador inexperiente e colocar muito nesses ombros do Paiva, muito do peso nos ombros do Paiva, eu acho que é injusto com o treinador, que está fazendo o que dá para fazer. O que dá pra fazer com o elenco e o que dá pra fazer com o que ele tem de experiência de carreira”, comentou.
O jornalista ainda faz uma previsão para a próxima temporada, mas sem nenhum otimismo no comentário.
“E eu acho que por isso o Vasco foi muito longe no ano. O Vasco foi nessas condições para uma semifinal de Copa do Brasil. A responsabilidade também é dele, mas eu acho que é o menor dos culpados. Ele fez o que pode. Ele está fazendo o que pode. E agora para 2025, a situação do Vasco ainda não é boa, talvez pior até, que a situação de 2024. Então, não sei, não consigo olhar com tanto otimismo”, finalizou.