Nicola Profeta é convocado para a Seleção Sub-20 da Venezuela e desfalca o Santos em competição de base
Nicola Profeta, volante da equipe Sub-20 do Santos, foi convocado para representar a Seleção Venezuelana Sub-20 no quadrangular internacional que será disputado na Cidade do México. A competição, que visa a preparação para o Sul-Americano Sub-20 de 2025, terá início no próximo dia 10 de novembro e contará com seleções como México e Japão, além de amistosos.
- Diego Pituca, Gil, Giuliano, Gonzalo Escobar, Guilherme, Hayner, João Schmidt, JP Chermont, Rodrigo Ferreira e Rómulo Otero: os jogadores do Santos com mais desarmes por jogo no Brasileirão
- Carille pode fechar com rival, São Paulo quer jogador do Santos e declaração de técnico sobre sua saída: as últimas notícias do Peixe
Carreira e perfil de Profeta
Nascido em 2006, Nicola Profeta começou no futebol aos cinco anos, atuando pelo Garoto de Melo, na Venezuela. Posteriormente, passou pelo Centro Gallego e seguiu sua trajetória na Colômbia, onde defendeu o Deportivo Cali.
Sua primeira convocação foi para a Seleção Colombiana Sub-15 em 2021. Com múltiplas nacionalidades — venezuelana, colombiana e italiana —, Profeta já foi capitão da Seleção Colombiana Sub-17 no Campeonato Sul-Americano e, mais tarde, representou a Venezuela na Copa do Mundo Sub-17, também como capitão.
Profeta é descrito como um volante interno esquerdo, com boas características defensivas e ofensivas: equilíbrio, intensidade, finalização de média distância e bom jogo aéreo.
Desde que chegou ao Santos, enfrentou questões burocráticas para sua regularização, que limitaram sua participação a jogos do Sub-20.
Competições e desfalques
Atualmente, Profeta está com a equipe do Santos disputando a Copa Atlântico Sub-19, em Camaragibe, Pernambuco, onde marcou duas vezes até o momento. Ele seguirá no torneio até o dia 10, quando viaja para o México para se juntar à Seleção Venezuelana.