Torcida do Botafogo aprova ajuda direcionada ao time do Vasco

Torcida do Botafogo no jogo contra o Palmeiras pela Libertadores Botafogo/Flickr

Com a iminência da reforma de São Januário, o Vasco da Gama procura um local para mandar as partidas nas competições que disputará nos próximos anos. O principal candidato para suprir essa necessidade é o Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo, algo que a torcida do Glorioso aprovou.

Neste ano, as tramitações para a modernização da Colina Histórica avançaram bastante. O projeto da reforma e da venda do potencial construtivo foram aprovados na Câmara dos Vereadores da cidade do Rio de Janeiro e sancionados pelo prefeito Eduardo Paes. Com isso, o clube procura parceiros para dar início às obras, ainda no fim deste ano.

Mas após o início delas, um grande obstáculo é saber onde o Vasco irá jogar. Neste cenário, a casa de um dos rivais mais tradicionais do clube pode ser a alternativa. No entanto, envolveria a venda de uma das maiores joias da base do Cruz-Maltino.

O grupo Eagle Football Holdings, do empresário e dono da SAF do Botafogo John Textor, tem interesse na contratação do jovem atacante Rayan, do Vasco. O jogador de 18 anos, que tem passagem pelas seleções das categorias de base do Brasil, é um desejo antigo da gestão do empresário e a venda dele pode ser envolvida no empréstimo do estádio botafoguense. 

O Vasco, no entanto, apesar de precisar meios de gerar receitas, sofre pressão interna para não negociar Rayan com um rival brasileiro. Mas, apesar do entrave na negociação, John Textor garante que se um acordo entre as partes não ocorrer pelo atleta, ele ainda assim quer ajudar o Cruz-Maltino com um local para jogar.

“É importante entender que, eu chamo de meu estádio na noite em que perdemos o jogo contra o Palmeiras. Mas não é meu estádio, é o estádio da cidade. Temos que nos ajudar um ao outro. Com o Vasco temos uma relação engraçada, somos rivais, mas eu sinto que há muito respeito entre nossos clubes. Eles têm uma necessidade, nós queremos ajudar, é assim que é no Rio. Se não acontece nada com o jogador, nós ainda vamos tentar ajudar com o estádio. É isso, é o que eu sei”, disse.

Questionados em uma enquete feita pelo site Lance!, botafoguenses aprovaram o empréstimo ao rival. A votação feita com cerca de 2000 votos, a maioria dos torcedores responderam que não veem problemas em dividir o estádio com o Cruz-Maltino. Na enquete, 68% votaram para emprestar o estádio ao clube vascaíno, e 32% foi contra. Os clubes e as torcidas tem uma ótima relação amistosa, tanto que o confronto entre eles recebe a alcunha de Clássico da Amizade.