7 times ainda podem ser rebaixados no Brasileirão

Troféu do Brasileirão (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

Com o andamento da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou novas projeções sobre as chances de permanência para as equipes ameaçadas de rebaixamento. Esse estudo analisa diferentes cenários para os clubes que ainda buscam garantir uma vaga na elite do futebol nacional.

Dentre os clubes em situação arriscada, Grêmio, Fluminense, Criciúma, Athletico-PR, Bragantino, Cuiabá e Atlético-GO não conseguiram vitórias nesta rodada, permanecendo ameaçados. O Juventude, mesmo tendo vencido, continua em uma posição delicada.

O Fluminense acumulou três partidas sem vitórias no Brasileirão, tendo perdido para o Internacional fora de casa. Com isso, a equipe se encontra apenas um ponto acima do Bragantino, primeiro clube na zona de rebaixamento, com probabilidade de permanência de 76,97%.

Já o Bragantino empatou com o Atlético-GO, último colocado, e viu suas chances de seguir na Série A caírem para 47,17%. A equipe de Bragança Paulista agora compõe o Z-4, ocupando o 17º lugar com 36 pontos.

Grêmio e Juventude se enfrentarão na próxima rodada. O Grêmio apresenta 95,06% de chance de permanecer na Série A, porém está apenas três pontos acima do Bragantino. Uma derrota para o Juventude pode complicar a situação.

O Juventude, por outro lado, aumentou suas chances de escapar do rebaixamento ao vencer o Bahia por 2 a 1, alcançando 55,59% de probabilidade de permanência. Mesmo com o resultado positivo, a equipe ainda está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento, somando 37 pontos.

O Athletico-PR, atualmente no Z-4, possui 67,58% de chance de escapar do rebaixamento. Com 34 pontos na 18ª posição, o time precisa de bons resultados, especialmente após a recente derrota por 2 a 1 para o São Paulo.

Clubes com situação quase irreversível

A situação do Cuiabá é praticamente irreversível, com apenas 2,77% de chance de se manter na Série A. Sendo assim, após um empate sem gols com o Botafogo, a equipe está na vice-lanterna com 29 pontos, enfrentando enormes dificuldades na competição.

Por fim, o Atlético-GO, praticamente rebaixado, empatou com o Bragantino na rodada mais recente e possui apenas 0,06% de probabilidade de permanecer na Série A. O time goiano tem 26 pontos e ocupa a última colocação no campeonato.