O técnico Vanderlei Luxemburgo, conhecido por suas declarações contundentes, afirmou que Vinicius Júnior, jogador do Real Madrid, não é alvo de racismo na Espanha. Segundo Luxemburgo, em muitas ocasiões, o próprio atacante provoca reações adversas e deu um exemplo para fundamentar essa visão.
- PSG faz proposta irrecusável para contratar Vini Jr do Real Madrid
- A declaração de Rodri direcionada a Vinicius Jr, do Real Madrid
Participando do podcast ‘Benja Me Mucho’, disponível no YouTube, Luxemburgo destacou que o futebol é competitivo por natureza e que não há uma perseguição racial direcionada ao ex-jogador do Flamengo.
Na entrevista, Luxemburgo apontou que o comportamento de Vinicius Júnior em campo frequentemente contribui para as reações negativas que recebe. Ademais, ele citou episódios em que Vinicius, após uma abordagem amigável de adversários, reage jogando a bola ao chão, interpretado como provocação.
Luxemburgo também observa que, às vezes, Vinicius Júnior confunde a agressividade inerente ao futebol com questões raciais. Para o técnico, essa interpretação equivocada intensifica as reações no campo, que é um espaço de contatos físicos e disputas acirradas.
— Ali é campo de futebol, a porrada come. Aí os caras chegam uma porrada no Vinicius Júnior, ele levanta, agride o cara como se ele não pudesse tomar uma porrada. Ele se irrita com a porrada como se fosse uma perseguição por ele ser preto -, afirmou.
Em entrevista à @benjaminback, Luxemburgo disse que Vini Jr. provoca e por isso é perseguido na Europa.
— Fut Brasileirão (@futbrasileirao_) November 12, 2024
E ainda disse que o Racismo no futebol é tratado de maneira completamente diferente.
🎥 @benjaminback
pic.twitter.com/46Zkub19Nw
Vinicius Júnior recebeu elogios de Ancelotti
Além disso, Vinicius Júnior foi destaque na recente vitória do Real Madrid. Em partida contra o Osasuna, pelo Campeonato Espanhol, ele marcou três dos quatro gols na vitória do Real Madrid por 4 a 0, no estádio Santiago Bernabeu.
Após o jogo, o técnico Carlo Ancelotti elogiou o desempenho de Vinicius Júnior, ressaltando sua importância para a equipe e constante evolução. Ao ser questionado sobre a perda da Bola de Ouro, Ancelotti afirmou que a derrota não abalou Vinicius. Segundo ele, a última atuação do brasileiro mostra que a decisão da France Football não reduziu sua dedicação e impacto nos jogos.