O ex-treinador da Seleção Brasileira e do Real Madrid, Vanderlei Luxemburgo, causou polêmica em uma entrevista concedida ao jornalista Benjamin Back, no programa “Benja Me Mucho” do Youtube. Ele afirmou que Vinícius Júnior não é perseguido e minimizou as alegações de que o atacante tenha perdido a Bola de Ouro por racismo.
A controvérsia pela escolha do espanhol do Manchester City, Rodri, para receber o prêmio Bola de Ouro da temporada 2023/2024, voltou à tona durante a entrevista que Vanderlei Luxemburgo concedeu a Benjamin Back. Em certo momento, o jornalista perguntou quais seriam os motivos que fizeram Vini Jr não ser considerado o melhor jogador de futebol do mundo pela revista France Football.
— Foi racismo? -, questionou Benja.
Imediatamente, Luxemburgo rechaçou a ideia. Ele afirmou que no futebol o racismo é “tratado de uma forma totalmente diferente”. Para ele, a perseguição que o camisa 7 do Real Madrid supostamente sofre, não existe. Ele é quem provoca as reações dos adversários.
— Acho que ele provoca muito essa perseguição. Eu tenho uma imagem que patenteia muito isso. O adversário devolve a bola para ele com educação, ele pega a bola e joga no chão. O rapaz pega a bola e devolve para ele e ele joga a bola e sai ironizando. Aí tem o Modric contra o mesmo clube, o adversário pega a bola e dá na mão dele e ele vai e vai bater o arremesso lateral. Então ele provoca a situação -, disse.
Luxemburgo segue o discurso diminuindo o contexto racial da situação e até usa o tricampeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, Pelé, como exemplo. Para ele, Pelé foi perseguido dentro de campo por se tratar de um esporte de imposição física e não por conta do racismo, assim como Vinícius Júnior na atualidade.
— Aquilo dali não é um teatro, não é uma igreja. Ali é campo de futebol, a porrada come. Aí os caras chegam na porrada no Vinícius Júnior e levanta e agride o cara, sai de porrada com ele, como se ele não pudesse tomar uma porrada. Imagina o Pelé quantas porradas tomou. O Zico quantas porradas tomou. Quantos jogadores tomaram porrada? Ele se irrita com a porrada como se fosse uma perseguição por ele ser preto. O Pelé foi perseguido quanto tempo tomando porrada? O time de Portugal caçaram o Pelé em 1966 o tempo todo dentro de campo, tiraram o Pelé do jogo e não tinha nada de racismo. Então o racismo foi criado -, finalizou