Possível antecipação dos estaduais preocupa São Paulo e pode impactar calendário de 2026
A antecipação do início dos campeonatos estaduais para a primeira semana de janeiro está causando preocupações no São Paulo. A mudança, avaliada pela CBF, poderá comprometer o planejamento de 2025 e a saúde dos atletas, segundo o presidente do clube, Julio Casares.
- São Paulo não desiste e tenta contratar primeiro reforço para 2025
- Dor de cabeça para Zubeldía, declaração de Denílson e recado de dirigente: as últimas notícias do São Paulo
A ideia da entidade é começar os estaduais mais cedo para que o Campeonato Brasileiro seja interrompido em junho, permitindo a participação de Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético-MG no novo Mundial de Clubes.
Casares expressou preocupação com a medida e destacou a falta de previsibilidade.
— Estou bastante preocupado com a possibilidade de os estaduais começarem no dia 8. Essa discussão teria de ser feita antes, não agora que estamos tão próximos do fim do ano -, afirmou.
O São Paulo tem agendada uma pré-temporada entre os dias 8 e 22 de janeiro nos Estados Unidos, onde participaria da FC Series e disputaria amistosos, inclusive com o Cruzeiro. Caso a mudança no calendário se concretize, as férias dos jogadores, previstas para iniciar em 9 de dezembro, serão encurtadas, assim como a preparação física para a temporada.
Casares destacou a importância do descanso e da pré-temporada adequada para os atletas, temendo que um calendário apertado prejudique a integridade física dos jogadores.
— Estou em contato com nossos atletas, que também estão preocupados com essas informações -, explicou. O São Paulo já planeja uma bateria de exames médicos nesta semana para antecipar o processo de preparação.
O dirigente também levantou preocupações sobre o impacto na temporada de 2026, que terá uma pausa em meio ao Campeonato Brasileiro devido à Copa do Mundo. Casares vê a possível sobrecarga do calendário atual como uma antecipação de desafios futuros para o futebol brasileiro.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, defendeu o novo modelo de calendário.
— A CBF vai fazer um calendário avançado. Ainda não é o ideal, mas é um passo grande dado. Ouvindo Federações e clubes. A Série A que deve começar em 29, 30 de março, até 21 de dezembro. Isso com tempo mais curto para os Estaduais mesmo-, afirmou Ednaldo.