Atitude da CBF irá atrapalhar planejamento da Corinthians

Escudo do Corinthians na Néo Química Arena (Foto Reprodução/Instagram)

CBF oficializa calendário de 2025 e solicita mudanças à Conmebol, incluindo exclusão de brasileiros da Pré-Libertadores

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira o novo calendário do futebol brasileiro para 2025 e confirmou o envio de um ofício à Conmebol solicitando alterações no formato de disputa dos torneios continentais. Entre os principais pontos, a CBF sugere a exclusão de clubes brasileiros da Pré-Libertadores e o fim dos playoffs da Copa Sul-Americana. A proposta inclui seis vagas diretas para o Brasil na fase de grupos da Libertadores, em vez das sete atuais.

Segundo o documento emitido, o pedido foi feito “em clara defesa” do futebol nacional, embora a CBF não tenha especificado os motivos detalhados dessa decisão. Atualmente, o Campeonato Brasileiro oferece quatro vagas diretas à fase de grupos da Libertadores, com mais duas equipes classificadas para a fase preliminar.

A possível mudança pode afetar diretamente clubes como o Corinthians, que ainda disputa vaga para a Pré-Libertadores. No cenário ideal, o Corinthians precisaria ultrapassar o Bahia e contar com resultados favoráveis de outros clubes para conquistar a classificação. Hoje, a conquista da Copa do Brasil pelo Flamengo transformou o G6 em G7, e o título da Sul-Americana pelo Cruzeiro poderia ampliar as vagas para a Libertadores, fazendo o G7 virar G8. Se o Botafogo vencer a final da Libertadores contra o Atlético-MG, esse número pode crescer para G9.

Para o Corinthians, as mudanças propostas pela CBF poderiam inviabilizar a classificação caso não consiga alcançar a sexta posição, hoje ocupada pelo São Paulo, com 57 pontos.

Veja tópico do ofício que justifica o pedido da CBF

“O calendário de competições da FIFA e da CONMEBOL tem se expandido nos últimos anos, impactando diretamente as datas dos campeonatos nacionais. A introdução dos Playoffs da Sudamericana, desde 2023, interfere em duas datas do Campeonato Brasileiro, por exemplo. Além disso, a Copa Intercontinental FIFA e o novo Mundial de Clubes da FIFA para 2025 exigirão, respectivamente, um total de 10 datas no calendário.

Em busca de soluções e, mais do que isso, em clara defesa do Futebol Brasileiro, a CBF encaminhou o Ofício PRE nº 1421/2024 de 03/09/2024 solicitando à CONMEBOL adequações no calendário, entre elas a extinção dos playoffs da Copa Sudamericana e a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e ao mesmo tempo solicitando uma vaga direta da CBF para a Copa Libertadores.

O que se percebe é que a cada ano há uma crescente demanda por datas destinadas a competições internacionais para o período do meio do ano, com destaque para eventos como o Mundial de Clubes da FIFA 2025, Copa do Mundo da FIFA 2026, Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, e Copa América 2028 o que exigirá de todos os stakeholders uma adaptação a esse novo cenário.”