A declaração de Deco sobre críticas a Vitor Roque

Vitor Roque em ação pela seleção do Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)

Dirigente comentou que não gostou das críticas ao jogador brasileiro

O diretor esportivo do Barcelona, Deco, concedeu uma entrevista ao jornal “Mundo Deportivo” e afirmou não ter gostado das críticas direcionadas ao jovem atacante Vitor Roque. O brasileiro, inclusive, foi emprestado ao Real Betis nesta temporada para ganhar maior minutagem e experiência.

“Estou feliz por ele, que esteja jogando no Betis e fazendo gols, aproveitando de novo. É um jovem que tem muito potencial e vai crescer”, disse Deco, que continuou:

“Desde que conheço o Barça, não lembro de um ataque tão feio a um jogador jovem que veio de fora, como com Vitor Roque. Uma crítica tão feia e ruim. Não sei de onde veio, não sei se é um ataque a mim ou ao clube, mas acho que nunca houve um ataque pessoal contra um rapaz de 18 anos tão forte. Estou falando de maldade. Atacaram muito forte, sem sentido e sem nenhuma razão”, completou o dirigente.

Deco comparou a situação de Vitor Roque com a de Endrick, dizendo que o jogador revelado pelo Palmeiras está passando por uma adaptação normal no Real Madrid. Ele também falou sobre como ficou chateado com a forma como Roque foi tratado pela imprensa espanhola, ressaltando que as críticas não tinham a ver com o desempenho do jogador, mas com outros fatores. Quando perguntado se o preço da transferência teria influenciado as críticas, Deco descartou essa ideia.

“Não sei onde está a origem disso tudo, se é interno ou externo. Não entendo como foram tão cruel com um rapaz. Não (foi o preço), porque custou 30 milhões mais variáveis que não atingiu. Não acho que tenha sido o preço. Fez muito chegando em janeiro, após estar lesionado, e talvez não estava com a preparação adequada quando chegou”, comentou o diretor esportivo.

Até aqui, Vitor Roque soma cinco gols em 14 partidas pelo Real Betis e possui contrato de empréstimo até junho de 2025. Deco também comentou sobre o desempenho do atacante brasileiro em seu período emprestado.

“Não fazemos planos. O mais importante para ele é jogar. O plano de Vitor era vir nesta temporada e, se não pudesse ser inscrito pelo Fair Play, ser emprestado por uma temporada para que tivesse minutos. Ele chegou em janeiro porque o treinador pediu com a lesão de Gavi. Ele não teve culpa de vir em janeiro, nem de quem o contratou. O plano de Vitor segue igual a antes, não mudou”, finalizou Deco.

Vitor Roque possui contrato com o Barcelona até 2031 e possui opção de renovação por mais um ano em seu empréstimo com o Real Betis. Após isso, caso o Betis queira o jogador em definitivo terá que desembolsar €25 milhões (R$ 155 milhões) por 80% dos direitos econômicos do jogador.