O Vasco da Gama observa atentamente as finais das competições continentais para saber o que precisa fazer para ir à Copa Libertadores da América do ano que vem e também o que fazer com os jogadores que retornam de empréstimo. Ao fim do ano, nove jogadores terminam contrato com outras equipes.
- Ele estava esquecido no Vasco mas agora vai voltar a ter oportunidades
- A declaração de Pedrinho sobre a venda da SAF do Vasco
Se Botafogo e Cruzeiro vencerem a Libertadores e a Copa Sul-Americana, respectivamente, o Brasil teria direito a nove vagas para a competição mais importante da América do Sul. Assim, o Vasco precisaria apenas manter a posição em que está para se classificar.
Nos cincos jogos que restam, o Cruz-Maltino enfrenta Internacional, Corinthians, Atlético-GO, Atlético-MG e Cuiabá para conquistar o feito que não acontece desde 2017. A história final dessa temporada também servirá para entender que tipo de investimento o clube fará para 2025. Nove jogadores encerram os contratos de empréstimo com outras equipes e retornaram ao Vasco ao fim do ano. Eles são:
Capasso: o zagueiro foi para o Olímpia, do Paraguai, e atuou em 29 jogos com um desempenho satisfatório. O clube tenta manter o jogador e usar uma dívida antiga do Vasco pela aquisição de Matias Galarza para isso.
Cauan Barros: o volante foi titular em 21 jogos do Amazonas na Série B e quer permanecer na equipe. Mas deve retornar ao Rio de Janeiro para avaliação da comissão técnica.
De Lucca: o volante Patrick de Lucca foi uma das primeiras contratações da era SAF, mas se lesionou e ficou todo o ano de 2023 fora de combate. Nesta temporada foi emprestado ao Ceará e foi titular em 29 jogos com o time na segunda divisão. Há o interesse do atleta e do clube estenderem o vínculo..
Orellano: tido como uma das maiores promessas do Vélez Sarsfield, pediu para ser negociado pelo Vasco no início da temporada e foi para o Cincinnati FC, dos Estados Unidos. Lá, foi um dos destaques da MLS e deve ter o gatilho contratual de compra exercido pelos estadunidenses.
Zé Gabriel: emprestado pelo Vasco em agosto para o Coritiba, participou de 15 jogos, sendo titular em 13, na Série B. Muito criticado no Vasco, não deve voltar a jogar pelo clube.
Figueiredo: entrou na lista de dispensas do Coritiba na última quarta-feira (13/11), ele volta ao Vasco mas foi noticiado pelo canal Atenção Vascaínos que o Volta Redonda tem interesse em contar com o atleta para a disputa da Série B de 2025.
O goleiro Alexander, o lateral-esquerdo Riquelme e o atacante Serginho devem retornar dos empréstimos, mas o Vasco aguarda proposta para liberá-los.