Um dos maiores da história
Roberto Carlos é um dos maiores laterais-esquerdos de todos os tempos, se não for o maior. Ele e o italiano Paolo Maldini são frequentemente colocados por muitos na maior seleção de todos os tempos na posição.
Ídolo do Real Madrid, o ex-camisa 6 fez história com a camisa da Seleção Brasileira, atuando em três Copas do Mundo. Ele chegou às quartas de final em 2006 e à final de 1998, em ambas as ocasiões viu o Brasil perder para a França da Zidane.
No meio das duas, a história foi outra. Ele esteve no Pentacampeonato da Amarelinha em 2002, até hoje o último título mundial do Brasil. Neste Mundial ele marcou um gol de falta contra a China, de falta, na goleada de 4 a 0.
Aliás, gols de falta foram uma tônica de sua carreira. Dono de um chute potente que ultrapassa o senso comum, Roberto Carlos marcou 38 gols de falta em sua carreira, algo muito atípico quando falamos de um lateral-esquerdo.
Lance absurdo é relembrado
Aliás, o ex-jogador também fazia muitos golaços de longe com bola rolando também. No Real Madrid, equipe em que viveu seu auge, ele cansou de fazer gols de longe e deixando os goleiros adversários sem reação.
Um deles, na época dos Galácticos, equipe que contava com jogadores com Ronaldo, Luís Figo, David Beckham, Zinedine Zidane, Raúl, Michael Owen e tantos outros, voltou a viralizar no Instagram. Na ocasião, o inglês Beckham bateu escanteio para fora da grande área e o brasileiro acertou um verdadeiro míssil, sem pulo para a meta adversária, marcando um golaço. A velocidade da bola após a força que ele colocou no chute chamou atenção.