Barcelona toma atitude importante nos bastidores para 2025

Escudo do Barcelona (Foto: Reprodução)

A diretoria do Barcelona tem trabalhado internamente para prever qualquer dano que imprevistos possam causar ao andamento da temporada. O clube lidera a La Liga e quer se precaver debaixo das traves com a renovação de contrato do goleiro polonês Wojciech Szczęsny.

Szczęsny largou a aposentadoria em outubro para assinar até o fim da temporada 2024-2025 com o Barcelona. Ele foi procurado para repor a ausência do goleiro alemão Ter Stegen, que sofreu uma ruptura do tendão patelar e está fora até o ano que vem. 

Embora seja um goleiro experiente que tenha passado por grandes clubes europeus como Arsenal e Juventus, o polonês sabia que chegaria ao Barça para ser reserva do espanhol Iñaki Peña. O arqueiro de 25 anos assumiu a titularidade com a lesão de Ter Stegen e tem correspondido bem, com ótimas atuações que ajudam a equipe catalã a liderar a La Liga.

Com 12 gols sofridos em 13 jogos, ele faz parte de uma das melhores defesas do campeonato. Por isso, internamente, há o temor que Iñaki queira alçar voos mais altos, com a iminência da recuperação de Ter Stegen e convivendo com a sombra de Szczesny. 

Tendo isso em vista, a diretoria já traça o planejamento para contar com Szczesny por mais tempo. Tanto porque ele tem um ótimo relacionamento nos bastidores com os jogadores, quanto para se precaver de uma possível saída.

Além disso, corre o risco de Ter Stegen voltar mas não se adaptar bem aos gramados, por conta da grave lesão, performando mal, e de quebra não ter Iñaki porque ele pode ter saído. Por isso, embora Szczesny tenha contrato até junho de 2025, o Barcelona já conversa por uma extensão contratual, mesmo que o polonês sequer tenha entrado em campo.

Em entrevista ao próprio Mundo Deportivo, Deco, diretor esportivo do clube, enalteceu a postura de Szczesny.

“Estamos contentes com o que ele [Szczesny] está fazendo. A decisão de jogar ou não sempre será do treinador, mas acredito que a competitividade no elenco é importante. O que queremos com Szczesny é que estejam Inãki Penã e ele batalhando para jogar, que trabalhem e se respeitem mutuamente”, disse.