Lucas Moura, do São Paulo, terminará 2024 com ótima notícia

Lucas Moura corre e vibra após marcar um gol pelo São Paulo no estádio do Morumbi (Foto: Reprodução/Instagram)

Depois de onze anos longe do Brasil, Lucas Moura retornou ao São Paulo e se tornou decisivo como só foi em duas ocasiões na carreira. O meia atacante tricolor chegou às 22 participações de gols e pode fechar o ano com a vaga na próxima Libertadores e a quebra de um recorde pessoal.

O meia-atacante Lucas Moura fez carreira na Europa por Paris Saint-Germain, da França, e Tottenham, da Inglaterra. Mas quando chegou ao fim da linha, da imposição física e técnica, às vésperas de fazer 31 anos de idade, decidiu voltar para o clube do coração e que o revelou. 

Ele assinou um vínculo por quatro meses com o Tricolor, em agosto de 2023, sob muita desconfiança. Não se sabia o que um jogador com uma idade avançada, que estava tanto tempo longe do futebol brasileiro e que teria um alto salário, oneraria o clube. Decidiu-se pelo vínculo curto e se as partes se interessassem, ao fim do ano sentariam para pensar em um novo acordo.

Mas, a despeito da desconfiança, o jogador brilhou na disputa da Copa do Brasil, marcando um gol na semifinal contra o Corinthians, na vitória por 2 a 0, e ajudou a classificar a equipe para a final e depois a ser campeã pela primeira vez da competição, em cima do Flamengo. Ao fim de 2023, o São Paulo e o jogador estenderam a união por três temporadas, até 2026.

Com um calendário cheio e readaptado ao Brasil, Lucas tem um desempenho extraordinário. O jogador atuou em 43 partidas, fez 13 gols e deu nove assistências. São 22 participações em gols, contando todos os torneios disputados.

A fase é tão boa que estes números só são superados pela temporada 2016/2017, no PSG, que em 53 aparições, ele anotou 19 tentos e colocou o companheiro na cara do gol em 11 ocasiões, totalizando 30 participações diretas em gols. 

A outra vez que ele teve números semelhantes foi em 2012, no ano em que o São Paulo venceu a Copa Sul-Americana, contra o Tigre, da Argentina. Ele fez 16 gols e deu 14 assistências, em 60 jogos, equivalente às mesmas 30 participações diretas em gols.

Para igualar as duas marcas, o jogador tem mais cinco partidas do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ainda enfrenta o Atlético-MG e o Juventude em casa, enquanto pega Bragantino, Botafogo e Grêmio fora de casa. Na sexta colocação do torneio, o clube está próximo de confirmar a vaga para a próxima Copa Libertadores da América. Caso o Bahia perca o próximo jogo e o São Paulo vença, estará classificado para a competição internacional.