Bragantino pode ser o primeiro time da Red Bull a ser rebaixado

Logomarca do Red Bull Bragantino (Foto: Reprodução)

Massa Bruta luta contra o rebaixamento

Neste momento, o Bragantino ocupa a 18° colocação no Campeonato Brasileiro com 37 pontos e vem lutando para escapar da zona da degola. Caso o rebaixamento ocorra, essa será a primeira vez que um clube da marca Red Bull desça de divisão no campeonato nacional.

A Red Bull, empresa austríaca, controla o RB Leipzig (Alemanha), o New York Red Bulls (EUA) e o Bragantino (Brasil). Além disso, ela também está envolvida com o RB Salzburg (Áustria), mas, nesse caso, é apenas a principal patrocinadora, embora seja vista como a gestora do clube. Oficialmente, a marca não é proprietária da equipe austríaca. Nesta temporada, a Red Bull também adquiriu uma participação minoritária no Leeds United (Inglaterra).

Desde que passaram a ser administradas pela Red Bull, essas equipes não sofreram rebaixamentos em campeonatos nacionais. No entanto, em competições estaduais, o Red Bull Bragantino II caiu da Série A2 para a Série A3 do Campeonato Paulista em 2022. Em 2020, o time também foi rebaixado para a Série A2, mas não por desempenho, e sim porque a Red Bull não pode ter dois times na elite paulista.

Porém, o rebaixamento do New York Red Bulls só não aconteceu por um detalhe: A MLS (Major League Soccer) não tem rebaixamento. Em 2009, a equipe terminou a Conferência Leste na última colocação, somando apenas cinco vitórias, 19 derrotas e seis empates em 30 duelos disputados.

A Red Bull assumiu o Bragantino em 2019, quando o time estava na Série B do Campeonato Brasileiro. No primeiro ano, conseguiu o acesso à Série A. Desde 2020, o Massa Bruta vem se mantendo na elite e conquistando vagas em competições internacionais, como a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Porém, a temporada de 2024 tem sido a mais complicada para o clube.

A Red Bull também obteve acessos à elite em outros países. Na Alemanha, assumiu o Leipzig em 2009 e foi subindo pelas divisões até chegar à Bundesliga, a primeira divisão. Hoje, o time é uma das principais forças do país e tem se classificado para a Liga dos Campeões com frequência. Nos Estados Unidos, a Red Bull comprou a franquia em 2006 e, em 2008, foi vice-campeã da MLS Cup. No ano seguinte, apesar de ter registrado a pior campanha da Conferência Leste, o time não foi rebaixado, já que a MLS não adota o sistema de rebaixamento. A empresa começou investir no Salzburg, da Áustria em 2005 e desde então, a equipe vem empilhando taças.