Flamengo compara estrutura de seu estádio com 6 estádios da Europa; veja detalhes

Estádio do Flamengo (Foto: Divulgação)

Estádio do Flamengo terá capacidade para 78 mil 

Na noite desta sexta-feira (22), o Flamengo convocou seus sócios na Gávea para a apresentação inédita do projeto de construção de seu próprio estádio, localizado no terreno do Gasômetro, adquirido neste ano. As obras estão previstas para serem finalizadas até a inauguração, agendada para 15 de novembro de 2029.

O valor total do investimento é estimado em R$ 1,93 bilhão, o que inclui despesas com aquisição do terreno, sondagens, descontaminação e terraplanagem, fundação, estruturas, instalações, estacionamento, cobertura, campo e urbanização, além do paisagismo em consonância com as exigências da Prefeitura.

Para os sócios, o Flamengo projetou um estádio com 60 metros de altura, equivalente a um edifício de 20 andares, que contará com 27 elevadores distribuídos por sua estrutura e 16 rampas internas para facilitar o acesso. Nesse aspecto, o estádio será mais alto que o Maracanã e também vai comparar com os estádios do Real Madrid, Borussia Dortmund (ALE), Tottenham Hotspur (ING) e Atlanta United (EUA), assim como o Maracanã e o Mané Garrincha, por exemplo.

Estádio do Flamengo (Foto: Reprodução/Flamengo)

O estádio terá capacidade total para 77.923 mil espectadores, sendo aproximadamente 24 mil concentrados em setores populares nos setores norte e sul, situados atrás dos gols. Dentro da capacidade total, 8.813 assentos serão classificados como vips, representando 12%, enquanto 3.086 assentos serão destinados a camarotes, representando 4% do total.

O plano indica que o espaço entre a arquibancada e o gramado será um dos mais curtos do Brasil, com exatos 6,81 metros. Prevê-se a instalação de 6.200m2 de painéis LED, com o principal localizado dentro do estádio e com uma visão 360o. Ademais, existe o compromisso de construir uma área ao redor do estádio que contará com um telão para servir como ponto de encontro dos fãs.

A previsão do clube é que a acústica da arquibancada norte, onde a torcida do Flamengo estará posicionada, chegue ao campo com 16 decibéis acima de um estádio convencional.

No setor do visitante, existe um projeto visto como inovador: a área será adaptável e poderá ser dividida jogo a jogo. Ao menos quatro variações foram apresentadas: 1.053, 2.019, 3.621 e 8.832 torcedores.

No plano, o Flamengo especifica mais de 304 mil m2 de espaço construído e 84 estabelecimentos de alimentação. Haverá 154 camarotes, 90 mini boxes, mais de 15 áreas vip e mais de 1.600 lugares de estacionamento.

O Flamengo aproveitou para detalhar os eventos e serviços que serão disponibilizados: 25 mil m2 de espaços para comércio e eventos, cinco restaurantes e bares que funcionarão diariamente, além de cinco megastore e lojas no Flamengo. O objetivo é que esses serviços sejam utilizados durante 365 dias anuais.

O presidente Rodolfo Landim apresentou o projeto, juntamente com Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico, e Marcos Bodin, vice-presidente de Patrimônio, que também é o CEO do estádio. A Arena Events + Venues realizou o estudo, uma empresa especializada na construção de estádios e arenas. Durante a apresentação, o Flamengo revelou que a decisão final sobre a empresa encarregada será resultado de uma competição.