Max Verstappen conquista tetracampeonato e reflete sobre rivalidade com Norris
Max Verstappen conquistou seu quarto título mundial de Fórmula 1 neste domingo (24), ao vencer o GP de Las Vegas. A temporada foi marcada por disputas com Lando Norris, vice-líder do campeonato, incluindo críticas públicas e incidentes em pista. Após a prova, Norris parabenizou o rival, que respondeu com palavras de incentivo.
- Piloto brasileiro tira vaga de filho de campeão da F1
- A declaração de Norris direcionada a Verstappen
“Já tivemos muitos momentos dentro e fora das pistas. Eu disse a ele: ‘Seu momento vai chegar, é preciso paciência. Mesmo quando a McLaren não estiver em uma boa fase, sei que você tem capacidade de ser campeão’”, declarou Verstappen.
Durante a volta de resfriamento, os dois pilotos trocaram acenos. Na zona mista, se cumprimentaram e conversaram rapidamente. “Foi bom ele ter vindo me parabenizar. É assim que deve ser”, afirmou Verstappen.
Norris destacou o mérito do rival pelo título e refletiu sobre sua própria temporada. “Estou decepcionado por ter perdido o prêmio, mas ele mereceu. Max simplesmente não tem um ponto fraco. Este fim de semana foi difícil para nós, mas parabéns pelo que conseguiu”, disse.
Embora tenha perdido o título, Norris vive sua melhor temporada desde que estreou na Fórmula 1 em 2019. Ele conquistou sua primeira vitória no GP de Miami e, caso confirme o vice-campeonato, alcançará seu melhor resultado em seis anos na categoria. Com 340 pontos, ele está 21 à frente de Charles Leclerc, terceiro colocado.
A McLaren lidera o Mundial de Construtores com 608 pontos, 24 à frente da Ferrari. O time britânico busca seu primeiro título de equipes desde 1998, quando Mika Hakkinen também levou o campeonato de pilotos. Em 2008, Hamilton foi campeão, mas a Ferrari venceu entre as equipes.
Sobre a disputa com a McLaren, Verstappen comentou a evolução da rival: “Parecia que teríamos uma batalha mais acirrada, mas conseguimos retomar a vantagem. Eles estão perto de conquistar o título de construtores, mas continuaremos brigando.”
O próximo desafio da Fórmula 1 será no GP de Abu Dhabi, no domingo (1º), penúltima etapa da temporada.