Luiz Henrique, do Botafogo, poderá ser punido pelo STJD

Luiz Henrique durante o jogo entre Botafogo x Internacional pelo Brasileirão 2024 no Nilton Santos (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O atacante botafoguense Luiz Henrique pode ser punido com suspensão de seis jogos após a confusão na Arena Independência. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o atleta por ter atirado uma garrafa de água em um dos seguranças que trabalhavam na partida contra o Atlético-MG.

A confusão que aconteceu após o empate entre Atlético-MG e Botafogo, na Arena Independência, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizada na última quarta-feira (20/11), pode resultar em um gancho enorme para o atacante Luiz Henrique.

Contagiado pelos ânimos aflorados no jogo tido como prévia da final da Copa Libertadores da América, ele atirou uma garrafa de água em direção a um segurança que trabalhava no estádio e foi expulso pelo árbitro da partida. A ocorrência relatada na súmula por Luis Flávio de Oliveira, foi utilizada pela Procuradoria do STJD para oferecer denúncia contra o atleta.

Ele foi denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva. O camisa 7 pode pegar de um a seis jogos a mais do que já cumpriu de punição.

Além da denúncia contra o botafoguense, a Procuradoria também pediu a suspensão preventiva de toda a equipe de segurança do Botafogo e da empresa terceirizada que foi contratada pela Arena Independência.

Por sua vez, o Atlético-MG foi denunciado nos artigos 206, por ter demorado dois minutos a voltar para o segundo tempo, e 257, por participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente. O Botafogo também foi denunciado no mesmo artigo.

Embora tenha sido denunciado, o atleta está liberado para participar do jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão, contra o Palmeiras, nesta terça-feira (26/11), no Estádio Allianz Parque, às 21h30. O confronto também tem contornos de final, porque os times estão empatados com 70 pontos e quem vencer fica confortável para administrar a liderança da competição pelas, então, duas partidas restantes.