Sul-Americano Sub-20 muda de sede e será disputado na Venezuela em 2025
A Conmebol anunciou a mudança de sede do Sul-Americano Sub-20 de 2025. Inicialmente programado para ocorrer no Peru entre 23 de janeiro e 16 de fevereiro, o torneio será agora realizado na Venezuela, nas mesmas datas. A alteração forçou a organização a reestruturar os grupos, com um novo sorteio marcado para o dia 6 de dezembro.
- Campeão da Copa do Mundo é torcedor e sócio do Peñarol, adversário do Flamengo na Libertadores
- Ex-técnico do Flamengo aponta jogador do Mais Querido que vai disputar a próxima Copa do Mundo
A decisão de transferir a sede não teve motivos divulgados pela Conmebol, mas gerou impacto imediato na organização do torneio. Pelo regulamento, o país anfitrião se torna automaticamente cabeça de chave, desbancando o Peru dessa posição. Assim, a definição das chaves, que havia sido realizada no final de outubro, será refeita.
Grupo A
- Peru
- Uruguai
- Venezuela
- Paraguai
- Argentina
Grupo B
- Brasil
- Colômbia
- Equador
- Chile
- Bolívia
O torneio Sul-Americano Sub-20 terá dez participantes, reunindo as seleções filiadas à Conmebol. Os quatro primeiros colocados garantirão vaga no Mundial da categoria, que acontecerá no Chile de 27 de setembro a 19 de outubro de 2025.
Caso o Chile, como país-sede do Mundial, termine entre os quatro melhores do Sul-Americano, a vaga será transferida ao quinto colocado.
O formato do Sul-Americano Sub-20 permanece o mesmo. Na primeira fase, os times serão divididos em dois grupos, jogando entre si em turno único. Os três melhores de cada grupo avançam para o hexagonal final. Nesta etapa, as seleções jogam novamente em turno único, e o time com mais pontos será declarado campeão.
Atual campeão, o Brasil detém 12 títulos do Sul-Americano Sub-20, sendo o maior vencedor da competição. A equipe comandada por Ramon Menezes venceu a última edição, disputada na Colômbia em 2023.
Para o torneio de 2025, Ramon tem mantido a base da equipe com treinamentos periódicos durante as Datas FIFA, realizados na Granja Comary, em Teresópolis.