A probabilidade do Botafogo ser campeão do Brasileirão

Thiago Almada é apresentado pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Botafogo vence Palmeiras e se aproxima do título do Brasileirão

O Botafogo deu um passo decisivo rumo ao título do Campeonato Brasileiro ao vencer o Palmeiras por 3 a 1, nesta terça-feira (26), no Allianz Parque. Com o resultado, o time carioca chegou a 73 pontos e abriu três de vantagem sobre o rival paulista, restando apenas duas rodadas para o fim da competição.

A vitória também representou uma virada nas projeções de título. Segundo cálculos, o Botafogo viu suas chances saltarem de 28,8% para 75,79%, enquanto as possibilidades do Palmeiras caíram para 22,79%. O Alvinegro agora depende apenas de si para conquistar o troféu e pode confirmar a conquista no dia 4 de dezembro, contra o Internacional.

Cenários para o título

O Botafogo poderá ser campeão já na próxima rodada, se:

  • Vencer o Internacional e o Palmeiras não ganhar do Cruzeiro;
  • Empatar com o Internacional e o Palmeiras perder para o Cruzeiro.

Melhor visitante da competição

O desempenho fora de casa tem sido um dos trunfos do Botafogo na campanha. Com 35 pontos conquistados como visitante, o time lidera esse quesito no Brasileirão. São 10 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas longe do Nilton Santos. A vitória sobre o Palmeiras foi apenas a segunda derrota do Verdão no Allianz Parque em 2024.

Rebaixamento definido

Além da disputa pelo título, a rodada também selou o destino do Cuiabá. Mesmo sem entrar em campo, o time mato-grossense foi rebaixado à Série B, acompanhando o Atlético-GO, que já havia tido o descenso confirmado na rodada anterior. Este é o primeiro rebaixamento da história do Cuiabá, que acumulou apenas 30 pontos até aqui e não tem mais chances de alcançar o Fluminense, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Agora, o Botafogo concentra suas forças no duelo contra o Internacional, no Beira-Rio, enquanto o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro fora de casa, ambos com objetivos claros: o título e a manutenção das esperanças na última rodada.